OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 23 de abril de 2024

Notícias

21/02/2019 às 18:57

AMA apoia luta da CNM pelo avanço de pautas municipalistas

O ministro da Secretaria de Governo, Santos Cruz, recebeu do presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi, documento com as pautas e reivindicações municipalistas. O presidente da AMA, Hugo Wanderley também encabeça a luta da CNM pelo avanço da pauta municipalista e tem mantido contato com a bancada alagoana para que se integrem a frente parlamentar municipalista e do Pacto Federativo.

Aroldi anunciou que a pauta entregue ao Governo Federal foi definida por meio de reuniões com os presidentes das entidades estaduais, como a AMA, e as diretorias da CNM, em conjunto, “sabemos que a melhoria do país passa pela gestão local”, afirmou.

Santos Cruz parabenizou o trabalho da CNM em benefício do desenvolvimento dos municípios, afirmando que a Segov é a porta de entrada dos entes federados ao Palácio do Planalto. “A gente aqui não tem solução para tudo, mas tem coisas que podem ser feitas para melhorar essa relação entre a União e os Municípios. Estamos elaborando algumas propostas para melhorar esse relacionamento federativo”, explicou.

Participaram ainda da reunião, o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, o Secretário Especial de Assuntos Federativos, Marcos Araújo Mortoni Silva, e representantes das 27 entidades estaduais. O presidente  Glademir Aroldi também esteve reunido com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e com o Subchefe de Assuntos Parlamentares (Supar) da Presidência da República, Leonardo Quintão.

Durante o encontro com o ministro da Saúde, Aroldi entregou um documento que elenca reivindicações dos prefeitos para a melhoria da gestão municipal na área da Saúde. O presidente da CNM reforçou a importância de o governo federal atender demandas municipalistas relacionadas aos programas federais, à repactuação das obras da saúde e ao cadastro único cidadão. Posteriormente, esses e outros pedidos dos Municípios serão tratados com a equipe técnica do Ministério da Saúde.

O presidente da CNM destacou a necessidade de ser aprovado o repasse adicional de 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) no mês de setembro, o PLC 78/2018 que trata da cessão onerosa e a Medida Provisória dos Resíduos Sólidos.

Agência CNM de Notícias


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.