Seguindo a agenda de capacitações para profissionais das prefeituras, a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) vai oferecer um curso sobre licitações, nos dias 28, das 8h às 17h, e 29 de maio, das 8h ao meio-dia.
O curso tem como objetivo orientar os agentes públicos para a correta instrução do processo licitatório, abordando de forma sistêmica e prática cada uma de suas etapas, iniciando desde o planejamento, estudos preliminares, até a fase externa da licitação, bem como a sua disponibilização para os órgãos de controle externo.
Os consultores em licitação e contratos administrativos Marla Oliveira e Railson Pinho serão os instrutores do curso, ambos possuem mais de 10 anos de experiência no ramo. O público alvo são: Pregoeiros, Membros de Comissão de Licitação, Setor de Compras, Advogados, Controladores, e demais agentes envolvidos nos procedimentos licitatórios.
O gerente de Apoio Institucional da AMA, Pedro Ferro, destaca que as inscrições já estão abertas através do email: [email protected] e os interessados devem mandar: nome completo, CPF, cargo, município, telefone e um documento oficial da prefeitura com a indicação dos participantes. Para validar a inscrição, no dia do curso cada participante deve levar um pacote de fralda infantil que será doada a uma instituição de caridade.
Através do curso, a AMA, em parceria com a Treinecap (Treinamento e Capacitação Pública e Privada), pretende oferece uma visão prática e dinâmica do processo licitatório, oportunizando aos alunos dicas práticas para aplicação no dia a dia, potencializando e otimizando o tempo de suas atividades.
Mini currículo dos instrutores
Marla Oliveira. Advogada Pública Municipalista. Especialista em Licitações e Contratos pela Faculdade Baiana de Direito; Especialista em Direito e Magistratura pela Escola de Magistrados da Bahia; Graduada pela Faculdade Baiana de Ciências; Consultora em Licitações e Contratos em diversos Órgãos públicos no Estado da Bahia. Já atuou como Procuradora Geral e Supervisora de Inquéritos Administrativos de Município. Promove treinamentos na área de Licitação e Contratos Administrativos.
Railson Pinho. Administrador. Especialista em Licitações e Contratos pela Faculdade Baiana de Direito; MBA em Licitações e Contratos pela ISFC – Instituto Superior de Formação Continuada Ltda; Graduado em Administração pela Faculdade Ruy Barbosa; Consultor em Licitações e Contratos em diversos Órgãos públicos no Estado da Bahia através da Dinâmica Assessoria e Consultoria em Licitações. Promove treinamentos na área de Licitação e Contratos Administrativos.
Conteúdo programático
Perfil Da Comissão De Licitação E Pregoeiro
– Presidente e membros;
– Pregoeiro e equipe de apoio;
– Atribuições
– Capacitação do servidor
– Jurisprudência
– Representação 0377472020118 TCU
– Acordão 2449/2018 do TCU;
Planejamento Anual De Contratações Públicas
– Previsão Orçamentária;
– Instrumento de Planejamento PPA – LDO e LOA
Fluxo Da Despesa
– Setores que participam direta e indiretamente
– Unidades Requisitantes
– Autoridade Superior
– Setor de Compras
– Setor de Contabilidade
– Unidade de Controle Interno?
– Comissão de Licitação
– Procuradoria Jurídica
Termo De Referência
– Elementos indispensáveis
– Impactos de um Termo de referência mal elaborado
Modalidades
– Concorrência
– Tomada de preços
– Convite
– Concurso
– Leilão
– Pregão
– RDC
– Sistema de Registro de Preço?
– Carona – Posicionamento do TCM/BA
– Critério para escolha da modalidade
– Tipos de Licitação
Contratação Direta
Inexigibilidade
– Art. 25
Dispensa de licitação
– Art. 24
Minuta Do Edital/Contrato
– A quem compete a elaboração?
– Jurisprudência
– Cláusulas obrigatórias
– Padronização
– Aprovação pela Assessoria Jurídica
Publicação
– Prazos;
– Meios de veiculação;
– Portal da transparência
Impugnação E Esclarecimentos
– Quem pode impugnar e/ou solicitar esclarecimentos?
– O presidente/pregoeiro é obrigado a responder?
– Qual o prazo?
– O que fazer em caso de intempestividade?
– Autotutela
Sessão Presencial
– Abertura da Sessão de Licitação
– Técnicas de condução
– Recebimento de Propostas de Preços
– Fase competitivas de lances verbais
– O que e como registrar na Ata;
– Amostra
– Análise dos documentos de habilitação
– Diligências;
– Saneamento de falhas;
– Declaração do vencedor do certame
RECURSO ADMINISTRATIVO
– Momento de recorrer;
– Prazo
– Não reconsideração da decisão x Encaminhamento para autoridade superior
Adjudicação E Homologação
– A quem compete?
– Tem prazo?
Contrato/Ata De Registro De Preços
– Formalização;
– Cláusulas obrigatórias;
– Publicação
Procedimentos Especiais
– Credenciamento
– Transporte Escolar
– Contratação de Cooperativas
– Contratação de bandas
– Agricultura Familiar
– Agência de publicidade
Fonte: Ascom AMA
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