OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 28 de março de 2024

Notícias

20/01/2020 às 14:10

São José da Tapera desenvolve coleta seletiva de resíduos sólidos e alcança 100 mil kg de matérias recicláveis

Por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente e orientação da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado, a Prefeitura de São José da Tapera está desenvolvendo o projeto: TAPERA JOGANDO LIMPO, em parceria com coletores, comerciantes e moradores, que tem como objetivo a implantação da coleta seletiva de resíduos sólidos, para assim, atender a política nacional de resíduos sólidos.

Desenvolvendo o plano intermunicipal de gestão de resíduos sólidos- PIGRES, com isso foi criada a associação de coletores de materiais recicláveis de São José da Tapera, ASCMART que foi formada em sua maioria por pessoas remanentes do antigo lixão que foi encerrado. Este projeto visa atender metas econômicas, ambientais e sociais.

A ASCMART, em 2019, conseguiu comercializar as quantidades de 63.774 kg de papelão, 5.063 kg de plástico branco, 4.811 kg de plástico colorido, 2.755 kg de cacareco, 3.717 kg de pet, 935 kg de carina, 1.814 kg de garrafa colorida, 3.859 kg de amparo, 654 kg de cadeira, 8.680 kg de ferro, 58.070 kg de chaparia.  214 kg de latinha e 80 kg de panela, chegando a um total de 96.936 kg de materiais coletados e comercializados pelos coletores da associação em comércios e residências com o apoio da prefeitura que disponibiliza equipamentos como: máquinas veículo, espaço, EPI’s, entre outros. Além do acompanhamento permanente para organização e funcionamento deste importante trabalho que vem sendo desenvolvido pela equipe do Governo Conquistando Mais a Cada Desafio. Prefeito José Antônio Cavalcante e Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Thiago santos.

“Fazer parte deste projeto é poder acreditar em um mundo melhor, onde, de fato, a sustentabilidade possa ser vivenciada. Com o “TAPERA JOGANDO LIMPO” estamos gerando oportunidade de trabalho e renda para famílias em situação de pobreza, preservando o meio ambiente e reduzindo a quantidade de lixo enviado para ao aterro sanitário, além criar um ambiente de integração social para promoção da sustentabilidade”, frisou o secretário Thiago Santos.

Parabéns aos coletores a comunidade que estão contribuindo, participe você também!


Fonte: Assessoria


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.