OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 18 de abril de 2024

Notícias

27/03/2020 às 19:01

Projeto Serrote recebe inspeção da Câmara Municipal de Craíbas

Vereadores conhecem as medidas tomadas pela MVV no combate ao COVID-19 Vereadores conhecem as medidas tomadas pela MVV no combate ao COVID-19

Um dia após a fiscalização do Prefeito de Craíbas (AL) e de representantes da Secretaria Municipal de Saúde, foi a vez de vereadores do município realizarem, nesta quinta-feira (26), uma inspeção ao Projeto Serrote da Mineração Vale Verde (MVV), localizado na zona rural da cidade. O grupo foi recebido pelo gerente geral de Operações da MVV, Tony Lima; o gerente de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Assuntos Corporativos (SSMAC), Renato Saraiva; e o Líder de Assuntos Corporativos e Regulatórios (CORA), Marcus Vinicius Peixoto. Estiveram presentes os vereadores Niraldo Crispim, Eduardo Farias e Auberaldo Gomes, o empresário Otamar Gama e o comunicador Serjão do Blog.

Após passar pelos escritórios administrativos da empresa – praticamente vazios, já que a maioria dos empregados nessas áreas estão trabalhando remotamente –, a comitiva visitou as obras do Projeto, o refeitório e o novo ambulatório, que conta com todo o suporte necessário para atendimento no local e uma ambulância. “É importante esse contato com os representantes da população para que eles possam ver de perto o que já vinha sendo executado e, com o advento do COVID-19, todas as medidas preventivas que passamos a adotar, dentro de rigorosos padrões exigidos pelos órgãos sanitários e governamentais. Na MVV, tudo sempre foi e será muito transparente”, lembra Tony Lima.

Os que estavam presentes conheceram, na prática, a preocupação da empresa com a segurança – maior valor para a MVV – para que os trabalhadores diminuam os riscos de contaminação pelo COVID-19, a partir das medidas adotadas nos ambientes internos e externos com vistas à prevenção, como: intensificação na higienização de ambientes e superfícies (vasos sanitários, maçanetas, periféricos, telefones, mesas e cadeiras); monitoramento do estado de saúde de trabalhadores, antes de sua entrada na empresa e ao longo da jornada de trabalho; mais ações de comunicação interna, maior oferta de itens de higiene pessoal (distribuição de álcool gel em toda a área – inclusive portarias –, sabonete líquido etc.). Além disso, os participantes comprovaram que os trabalhadores que atuam na obra já utilizam equipamentos de proteção individuais (EPIs) como luvas e máscaras, o que minimiza eventuais riscos de transmissão.

"Gostaria de agradecer à MVV por ter aberto as portas para Craíbas. Estamos muito satisfeitos, pontuando os cuidados com todos os colaboradores que fazem a mineradora. Cuidados também ao receber caminhoneiros e trabalhadores das empresas terceirizadas, por exemplo. Foi um momento esclarecedor para nós, representantes do povo, inclusive, para que possamos passar informações verdadeiras para a população craibense. Hoje ficou ainda mais claro que a MVV é uma colaboradora, uma parceira no combate ao novo Corona vírus", diz Niraldo Crispim.

Em atenção ao recente decreto publicado pelo Governo de Alagoas, que autoriza a continuidade de atividades de construção do Projeto Serrote, atualmente em estágio de implantação, a empresa tem seguido estritamente todas as orientações da OMS, do Ministério da Saúde e do órgão estadual competente, reforçando a cultura de comportamento seguro junto aos empregados e terceirizados que dão prosseguimento à implantação do Projeto.

“Algumas fake news [notícias falsas] estavam sendo divulgadas, jogando a empresa contra a sociedade. E a nossa preocupação foi verificar o que está sendo realizado aqui, de fato. Por isso, a vinda. E não há dúvidas de que a MVV tem um rigor a mais com a segurança de seus trabalhadores, zelando não só por eles, mas também pela população da região”, conclui o vereador Eduardo Farias.

PARCERIA E APOIO À POPULAÇÃO

Em atendimento a um pedido da Secretaria Municipal de Obras e Viação de Craíbas, a MVV disponibilizou um caminhão-pipa com água e cloro para a limpeza das ruas de Craíbas. “É de suma importância essa parceria da MVV com a Prefeitura para que possamos, juntos, combater o novo Corona vírus”, afirmou Marquisiel Lima, secretário da pasta.

A semana também foi marcada pela entrega de mais de 5.000 litros de material de limpeza, aventais e rolos de papel toalha à população por meio da Prefeitura de Arapiraca e do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Alagoas: importantes parcerias para apoiar a população da região na prevenção do COVID-19. Outros itens – como máscaras cirúrgicas, termômetros digitais e álcool gel – estão sendo adquiridos, com urgência, vencendo a cada dia os desafios logísticos e a corrida contra o tempo para adquirir estes produtos no mercado.

Assim, a MVV reafirma seu compromisso com a saúde dos trabalhadores do Projeto Serrote, seus familiares e as comunidades próximas ao empreendimento, que também integram o território do qual ele faz parte. Precisamos, mais do que nunca, estar juntos para superar este grande desafio.

SOBRE A APPIAN

Desde 2018, 100% do capital da MVV pertence a um fundo de investimentos administrado pela Appian Capital Advisory LLP focado em mineração. O fundo também possui um ativo no Brasil no município de Itagibá (BA), denominado Atlantic Nickel, tendo foco na produção de concentrado de níquel sulfetado, com capacidade nominal de 120 mil toneladas/ano e que voltou a operar em janeiro de 2020. Sediada em Londres, a Appian possui ainda escritórios em países como África do Sul e Canadá.

Ascom Mineradora Vale Verde


Galeria de Fotos

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.