OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 24 de abril de 2024

Notícias

01/04/2020 às 15:18

Secretário garante que Japaratinga está preparada para enfrentar casos de Covid-19

Para preparar Japaratinga para possíveis casos de Coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) elaborou medidas de contingência para enfrentar o Covid-19 com a aquisição de insumos hospitalares, como máscaras n95, batas para procedimentos, luvas e álcool em gel. Há também o reforço no estoque de medicações, orientações aos profissionais da saúde e organização no fluxo de atendimento. Desde janeiro, a Prefeitura acompanha cada avanço da pandemia e, nesse período, já começou a adotar estratégias com ajuda dos protocolos do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O secretário de Saúde, Antônio Joaquim, afirma que à rede de assistência está preparada para lidar com a questão de forma ágil. “Estamos prontos. Não há motivos para pânico ou qualquer tipo de desespero. Até o dia 30 de abril, o Ministério da Saúde irá disponibilizar 10 milhões de testes para diagnóstico por infecção pelo vírus aos municípios. Caso o teste seja necessário, o paciente terá a informação sobre a sua saúde em 48 horas após ser destinado ao laboratório central”, disse. Antônio orienta que cada cidadão continue com as medidas preventivas “com distanciamento no contato, higienização das mãos, do braço, antebraço e corpo”.

A orientação da Prefeitura para quem possui plano de saúde é que procure algum hospital privado, tendo em vista que toda a rede particular possui estrutura suficiente para atender possíveis casos de coronavírus. Já os pacientes sem convênio médico devem buscar atendimento, primeiramente, na unidade de saúde da sua região.

Outra medida do prefeito Klever Junior Loureiro foi a antecipação da vacina contra Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B. A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus. No entanto, por conta da pandemia, a ação auxilia os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para o Covid-19, já que os sintomas são parecidos. Na campanha, o secretário delimitou a distância de cada pessoa para evitar a contaminação pelo coronavírus, como também trouxe a novidade de vacinação dentro do carro.

“Também fomos a casa dos acamados com uma relação atualizada pela pasta para distribuição da vacina. A campanha termina no dia 15 de abril. O público-alvo são idosos acima de 60 anos, acamados e trabalhadores da saúde. Teremos outras etapas, afinal, mais do que nunca a população quer se proteger contra qualquer doença que pode nos acometer”, explica Antônio. Japaratinga quer cuidar de você e a sua família. Participe da campanha e acompanhe nossos esforços!


Ascom Japaratinga


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.