OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de abril de 2024

Notícias

16/02/2017 às 09:16

Renan Filho cobra liberação de recursos aos 'pipeiros' contratados pelo Exército

Pipeiros não aguentam arcar com custos de manutenção dos veículos Pipeiros não aguentam arcar com custos de manutenção dos veículos

Carlos Azevedo

Os donos de caminhão pipa, que transportam água para os sertanejos, ameaçam paras o serviço de coleta, transporte e distribuição de água potável no Sertão alagoano. Eles alegam que não há como manter os veículos funcionando, porque estão sem receber os meses de novembro, dezembro e janeiro.

O pagamento é de responsabilidade do Exército Brasileiro. Os 200 “pipeiros” estão ainda mais preocupados porque não recebem informação sobre a programação financeira. Eles alegam que esta semana uma comissão foi até o Comando do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado, em Maceió, mas sem resposta.

Os pipeiros não entendem porque há o atraso, já que toda documentação solicitada foi encaminhada no prazo estabelecido, conforme o edital de contratação. A comissão também confirma o protocolo de vários pedidos de liberação de pagamento, mas também sem resposta, mesmo com a comprovação de prestação dos serviços, atestados com Recibos de Pagamento de Autônomo (RPA).

Se os caminhões pipa pararem neste momento de forte estiagem, a situação no Sertão ficará insustentável.

Ao AL1 o governador Renan Filho (PMDB) confirmou que vai procurar resposta do comandante do Exército, em Alagoas, Coronel Júlio César Macário, e falar com o ministro Helder Zahluth Barbalho, da Integração Nacional, sobre o pagamento dos pipeiros. “É uma situação preocupante. Ainda hoje falarei com o comandante do Exército e vou ligar para o ministro, para saber o que está havendo. Os pipeiros contratados pelo Estado estão com os pagamentos em dia, mas vou agir, sim, para que esse pessoal que presta o serviço não continue prejudicado”, disse o governador.

Versão do Exército

O 59° Batalhão de Infantaria Motorizado diz que concluirá, ainda esta semana, a inclusão no Sistema Integrado do Governo Federal de todas as Notas Fiscais emitidas pelos prestadores de serviços, mas referente, apenas, aos meses de novembro e dezembro de 2016. Só a partir daí será feito o repasse do recurso nas contas dos pipeiros.

O Exército também garante que alguns pipeiros já receberam os pagamentos de novembro e dezembro com recursos repassados pelo Ministério da Integração Nacional.

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.