OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de março de 2024

Notícias

19/06/2017 às 09:03

Tribunal de Contas apresenta estudo sobre as gestões municipais

A presidente do Tribunal de Contas, a conselheira Rosa Albuquerque, apresentará aos prefeitos, na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), segunda-feira (19), às 10h, o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) para 2016. O TC precisa do apoio das prefeituras para preencher os relatórios eletrônicos que vão traçar um diagnóstico com a análise dos serviços e a efetividade de políticas públicas.

Segundo o Lúcio Melo, diretor de fiscalização e administração financeira dos municípios do TCE-AL, cada controlador é responsável por preencher os relatórios até o dia 31 de julho que vão compor o diagnóstico de 2016. “Ano passado a preenchimento do relatório não era obrigatório, porém está em tramitação uma resolução no pleno para instituir a obrigatoriedade”, afirmou.

O IEGM de 2015 publicado em dezembro de 2016 também será apresentado aos prefeitos. A ferramenta se divide em 7 categorias (Finanças, Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Cidades Protegidas, Governança em Tecnologia da Informação) e 143 quesitos de avaliação, que permitem a mensuração dos serviços públicos e da efetividade de políticas públicas, a medição da qualidade dos gastos e dos investimentos realizados.

A apresentação dos resultados do IEGM Brasil servirá tanto aos prefeitos e vereadores quanto aos munícipes, pois possibilita a aferição de resultados, correção de rumos, reavaliação de prioridades e consolidação do planejamento, favorecendo o controle social ao evidenciar a correspondência entre as ações dos governos municipais e as exigências da sociedade; além de contribuir para o aperfeiçoamento da ação ­ fiscalizatória dos Tribunais de Contas.

Reunião AMA

Além do Tribunal de Contas, a reunião na AMA de segunda-feira, dia 19, também terá como pauta o planejamento da saúde, às 11h, com SESAU e COSEMS e Mapa do Turismo, às 12h, com Sedetur.




Fonte: Ascom AMA

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.