OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 20 de abril de 2024

Notícias

28/12/2017 às 11:45

Câmara faz retrospectiva 2017 com aprovação de projetos de lei

Câmara faz retrospectiva 2017 com aprovação de projetos de lei Câmara faz retrospectiva 2017 com aprovação de projetos de lei

Luciano Milano/Joyce Marina

O ano legislativo na Câmara Municipal de Maceió foi para lá de produtivo. Com a Casa de Mário Guimarães trabalhando pelo bem da coletividade, os vereadores aprovaram mais de 120 projetos de lei que se transformaram em benefícios à população. Além disso, os parlamentares maceioenses também realizaram 32 audiências públicas.

Em fevereiro, quando os trabalhos regimentais tiveram início, a Câmara trabalhou para dar aumento aos funcionários da Casa: o PL aprovou aumento escalonado de 6% a 50% no salário dos servidores e comissionados. Destaque deste projeto é que quem ganha menos teve percentual de aumento maior. A melhoria nos salários era uma reinvindicação dos trabalhadores, por meio do seu sindicato, atendida pelo presidente Kelmann Vieira (PSDB) e toda Mesa Diretora.

Já em março, foi aprovada a regulamentação e comercialização de alimentos em vias e áreas públicas, os chamados “food trucks”.  No mesmo mês, a vereadora Tereza Nelma teve o projeto de lei n° 6948 que institui o Dia Municipal do Albinismo.

Em abril, os vereadores, os vereadores aprovaram mensagem do Executivo que cria o Programa de Recuperação Fiscal (Prefis), destinado a promover a regularização de débitos tributários municipais oriundos de lançamentos mediante notificação e autuação de infração; também como apresenta redução temporária da alíquota do Imposto de Transmissão por Ato Oneroso – ITBI.

Ainda em abril, preocupados com a segurança das crianças, aprovaram projeto de lei que dispõe sobre as normas de segurança e de manutenção em brinquedos dos parques infantis localizados em estabelecimentos de Educação Infantil, Ensino Fundamento e prédios habitacionais de Maceió, PL de iniciativa da vice-presidente da Casa, Silvania Barbosa (PRB).

Fechando o mês, os parlamentares ainda aprovaram projeto de lei que instituiu a Campanha Educativa de Conscientização sobrea a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF) em Maceió, de autoria da vereadora Fátima Santiago (PP).

DOMINGO É MEIA - Já em maio, o Legislativo aprovou mais uma mensagem oriunda do Executivo, criando o Programa Domingo é Meia. A iniciativa dá aos maceioenses a possiblidade de pagar por metade da tarifa de ônibus aos domingos. Como contribuição cultural, a Casa de Mário Guimarães aprovou e criou o projeto de lei que cria o Dia Municipal do Rock, apresentado pelo vereador Lobão (PR). A data será comemorada em todo segundo sábado de janeiro.

Junho foi o mês que o parlamento municipal discutiu e aprovou a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2018. Com a matéria passando no Legislativo, a LDO definiu, para o próximo ano, receitas e despesas no montante de R$ 2.635.931.143,00. Também junho, a Câmara aprovou autorização ao Poder Executivo a contratar operação de crédito internacional com a Corporação Andina de Fomento – CAF/Banco de Desarollo da América Latina. Para fechar o mês, a Casa aprovou outro projeto enviado pela prefeitura, autorizando o Poder Executivo municipal a contratar operação de crédito com o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID.

SEGUNDO SEMESTRE - Após o recesso de julho, os parlamentares retomaram os trabalhos em agosto, quando aprovaram o novo Código Tributário de Maceió (CTM), lei que rege toda a política tributária do município e define as regras para cobrança de todas as taxas e impostos municipais.

Em setembro, foi aprovado PL, de autoria do vereador Kelmann Vieira, que obriga bares, restaurantes e similares fornecerem, sempre que solicitados, comanda impressa que permita controle do consumo pelos clientes. Projeto de lei de Tereza Nelma (PSDB) aprovado garante a “parada segura” para mulheres, em horários noturnos no itinerário do transporte coletivo. Em matéria de Direito do Consumidor, Kelmann Vieira também teve projeto de lei aprovado que dispõe sobre a exigência de os fornecedores de serviços prestados, de forma contínua, estenderem o benefício de novas promoções aos clientes preexistentes.

Ainda em setembro, mais um PL de prestação e serviço à comunidade de Maceió foi aprovado: de iniciativa de Dudu Ronalsa (PSDB), projeto de lei dispõe sobre a permanência de ambulância nos locais de realização de provas para vestibular, seleção, concursos e demais eventos similares no âmbito do município de Maceió.

Outubro chegou com a aprovação de projeto de lei que adequa a composição do Conselho Municipal de Proteção Ambiental – COMPRAM, PL apresentado pelo vereador Dudu Ronalsa.

Em novembro, foi aprovado PL que cria o Fundo Municipal da Pessoa Idosa, de iniciativa do Poder Executivo. No mesmo mês, a Casa aprovou o Plano Plurianual para o quadriênio 2018 a 202. Ainda em novembro, os vereadores deliberaram e aprovaram projeto de lei, de Siderlane Mendonça (PEN), que obriga as unidades de saúde pública e privada a orientarem gestante que tenham interesse em entregar seu filho para adoção.

Ainda em matéria de saúde pública, novembro também foi mês que a Casa aprovou matéria, de autoria de Silvânio Barbosa (PMDB), que obriga órgãos públicos a proceder o registro e comunicação, imediatos, de recém-nascidos com Síndrome de Down em Maceió. Siderlane Mendonça também teve outro PL aprovado, ainda na área da saúde, que garante o direito de pessoas ostomizadas acesso aos banheiros de uso público do município, mediante a instalação de equipamentos adequados para a sua utilização.

Em dezembro, a Casa aprovou o Plano Plurianual para o quadriênio 2018 a 2021 e a Lei Orçamentária Anual (LOA), o Orçamento do município em R$ 2,6 bilhões.

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.