OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 18 de abril de 2024

Notícias

09/04/2018 às 14:11

Audiência debate necessidade de campanha em Alagoas do para esclarecer sintomas do infarto

Audiência na segunda debate necessidade de campanha em Alagoas do para esclarecer sintomas do infarto Audiência na segunda debate necessidade de campanha em Alagoas do para esclarecer sintomas do infarto

Luciano Milano/Dicom CMM

Dores fortes no peito, às vezes seguida de tontura, tosse, falta de ar e dormência no braço. Esses são alguns dos sintomas que podem indicar início de um infarto do miocárdio. Mas, nem sempre quem os sente consegue identifica-los como tal. Por isso, é necessário que o estado realize uma campanha para conscientizar a população - sobretudo a mais carente e com pouco acesso à informação – a respeito desses sintomas. Esse foi um dos consensos da audiência pública que discutiu o tema nesta segunda-feira (9) na Câmara Municipal de Maceió. A iniciativa foi do vereador Dudu Ronalsa (PSDB) e aprovada pelos demais parlamentares da Casa.

Um dos que defenderam a realização de campanha foi o cardiologista Ricardo César Cavalcanti, que também é diretor-presidente do Hospital do Coração de Alagoas e coordenador, em Alagoas, do Latin America Telemedicine Infarct Network, que tem ajudado a salvar vidas e deixar as pessoas que sofreram infarto agudo do miocárdio ainda aptas para as atividades diárias. O Latin é 100% SUS.

“Trata-se um programa americano que foi adotado, com sucesso, pelo governo do estado. Conseguimos, por meio da tecnologia e rede social, receber dados de pacientes que foram diagnosticados com o problema em cidades como São Miguel e Arapiraca, por exemplo. Pelo telefone ou computador, orientamos colegas cardiologistas nos procedimentos a serem adotados em cada caso específico”, explicou Ricardo César Cavalcanti, lembrando que o Latin oferece um kit com aparelho de eletrocardiograma, computador e impressora.

“A prática com essa experiência americana tem reforçado a necessidade, urgente, de o estado realizar uma campanha para massificar os sintomas que podem ser de um infarto agudo do miocárdio. Se conseguirmos nos antecipar a isso, muitas vidas podem ser salvas e, mais ainda, podemos ter o paciente, em geral, o provedor da família, em condições físicas de ter uma vida considerada normal”, disse o coordenador no estado.

O Latin Alagoas, que recebeu o prêmio de melhor programa de diagnóstico e tratamento do infarto do miocárdio do país, é uma rede conectada com as Upas em Maceió, SAMU, cidades do Agreste com polo em Arapiraca e HGE. Com o programa, um paciente pode deixar de passar sete dias em hospital no pós-operatório e pode sair em até 48h. Isso diminui os custos para o estado.

Experiente cardiologista e ex vice-governador do estado, José Wanderley também reforçou a necessidade de uma campanha para massificar os sintomas do infarto agudo do miocárdio, e também elogiou a iniciativa de Dudu Ronalsa em promover o debate sobre o assunto.

“Gostaria de dizer que ficou muito feliz em poder estar aqui debatendo um assunto muito importante para a saúde das pessoas e parabenizar o vereador Dudu Ronalsa, um parlamentar que para além de sua atividade política, demonstra a preocupação com nosso bem maior, que é a vida. Também gostaria de fazer couro com o colega cardiologista Ricardo Cavalcanti na necessidade de uma campanha para se esclarecer os sintomas de um infarto do miocárdio, porque isso pode salvar vidas. Como disse o Padre Antônio Vieira, é importante fazer e não ficar parado porque quando a gente faz, a gente passa a existir. O contrário também é real”, disse.

O vereador Dudu Ronalsa destacou a importância da audiência pública e de conhecer projetos que sirvam para diminuir os casos de mortes do infarto agudo do miocárdio, a segunda causa de mortes no Brasil e em Alagoas, perdendo somente par o Acidente Vascular Cerebral (AVC).

“O compromisso de um político é de trabalhar sempre para o bom comum. Por isso, resolvemos debater um assunto e as medidas que podem ser tomadas para que menos pessoas morram por conta do infarto do miocárdio em Alagoas e Maceió. Agradeço a presença de todos, sobretudo dos médicos José Wanderely e Ricardo Cavalcanti pelos conhecimentos aqui transmitidos. Como vereador, estou sempre pronto para contribuir com a população”, destacou.

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.