OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 28 de março de 2024

Notícias

22/04/2018 às 16:22

Especialistas defendem iniciativas para melhorar qualidade de vida das pessoas com parkinson

Audiência pública realizada na Câmara foi proposta pela vereadora Tereza Nelma Audiência pública realizada na Câmara foi proposta pela vereadora Tereza Nelma

Narelle Pantaleão

Discutir políticas públicas voltadas para as pessoas com parkinson e disseminar informações sobre a doença para a sociedade. Esse foi o propósito da vereadora Tereza Nelma (PSDB) ao realizar uma audiência pública na Câmara Municipal de Maceió, na manhã da sexta-feira (20).

Na abertura, a vereadora Tereza Nelma — autora da lei que instituiu o Dia Municipal de Orientação do Parkinsoniano, ressaltou a importância de se falar sobre a doença, já que a cada ano mais pessoas são acometidas por ela.

“Apesar de ainda não haver um tratamento definitivo para a doença, ela é mais comum do que se imagina. Infelizmente, tenho certeza que quase todos os presentes aqui, ao menos conhece ou ouviu falar de alguém com parkinson. Isso é mais um motivo para falarmos sim sobre o assunto, promover campanhas educativas e galgar novas leis que venham a melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.”, disse Tereza.

A audiência contou com a palestra da neurologista Cícera Pontes, que mostrou dados relativos à doença no Brasil e no Mundo, assim como os cuidados paliativos e apoio recebido pelos pacientes através de centros de apoio, como a Associação Parkinson Alagoas, da qual a neurologista é presidente.

“Até o dia de hoje a doença de parkinson é intrigante, porque há muitos sintomas que ainda não conseguimos tratar. Quando chega o paciente nosso, o que chama a atenção dos familiares é o tremor, mas nós sabemos que essa não é a única característica. Tem a lentidão, a rigidez e a instabilidade postural. E o que incomoda mais é o tremor, mas nem todo tremor é parkinson. Nós sabemos que é uma doença que maltrata muito e a gente precisa estar ciente dessas situações para fazer um tratamento eficaz de estabilização”, disse a a médica Cícera Pontes.

Passeio Parkinsoniano 

A vereadora Tereza Nelma, em parceria com a Associação Parkinson Alagoas e Associação Pestalozzi de Maceió, promoverão o “Passeio Parkinsoniano”, no dia 29 de abril, na Rua Fechada da Ponta Verde, com concentração em frente ao Bar Kanoa, às 8h30.

“Será um momento maravilhoso de confraternização e também para chamar a atenção da sociedade de que nós precisamos falar sobre isso. A doença está aí e nós precisamos nos unir para melhorar a vida dessas pessoas. Todos estão convidados”, disse a vereadora.

Assessoria

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.