OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de abril de 2024

Notícias

11/06/2018 às 13:19

Autoridades e sociedade discutem violência e cuidados ao idoso na Câmara Municipal de Maceió

Audiência pública, proposta pelo vereador Ronaldo Luz, foi uma homenagem ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa Audiência pública, proposta pelo vereador Ronaldo Luz, foi uma homenagem ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

Autoridades, sociedade civil e representantes de entidades discutiram, nesta segunda-feira (11), o papel do Poder Público nos casos de violência e cuidados com os idosos em Maceió. A discussão ocorreu na Câmara Municipal de Maceió, durante uma audiência pública proposta pelo vereador Ronaldo Luz (MDB), em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, comemorado em 15 de junho.

O propositor do debate afirmou que políticas públicas são necessárias para cuidar da pessoa idosa, que tem que ser inclusa em todos os segmentos da sociedade. Ele conta ainda que tem como objetivo formar uma rede integrada, reunindo secretarias municipais e estadual, além de órgãos responsáveis, para cuidar do idoso.

“Não podemos excluir o idoso. Ele tem que fazer parte da sociedade. Devemos investir na segurança e na mobilidade pública destas pessoas, que tanto contribuíram para o crescimento de Maceió, e de Alagoas de forma geral”, afirma  Luz.

O vereador tem projetos de leis voltados ao idoso. Entre eles, estão os a destinação de todos os assentos preferencialmente a idosos; a preferência em todas as filas de bancos ou casas lotéricas instaladas em Maceió; e da criação de Instituições de Longa Permanência ao Idoso, que deve ser regida pelo Poder Público.

DISCUSSÃO – O evento teve como objetivo dar evidência a dados sobre os casos de violência contra o idoso, e mostrar que as agressões podem acontecer até dentro da casa da vítima, realizada pelos próprios parentes. Entre os palestrantes estavam Elisabeth Lima, que falou sobre o Contexto da Violência Contra a Pessoa Idosa; Cosmélia Folha, que abordou o Envelhecimento com Dignidade; e Núbia Matta, idealizadora do Programa Cuidando de Você.

Para Elisabeth Lima, um levantamento recente, divulgado pela Gazeta de Alagoas, mostra que mais de 700 casos de violência contra o idoso foram registrados, mas essa situação pode ser ainda pior. Ela elogia a iniciativa do vereador Ronaldo Luz em convocar uma audiência para discutir o caso.

“Concordo com o que o Dr. Ronaldo disse, quando afirma que o idoso precisa de espaço. A pessoa idosa tem que ser incluída em todos os meios da sociedade. São nesses espaços que o poder público vai ver as demandas e necessidades dessas pessoas”, relata Elisabeth.

O conselheiro municipal e estadual da Pessoa Idosa, Petrúcio dos Santos, acredita que a audiência é um ótimo começo para dar visibilidade aos idosos. “Este é um prenúncio maravilhoso. O que me estimulou a lutar pelo idoso é que, em primeiro lugar, eu me encaixo nesse público, em segundo porque acredito que o idoso deve ser ativo, e ter acesso às informações”.

HOMENAGEM – Durante a audiência pública também foi entregue o título de cidadão benemérito por Maceió à servidora social Roseane Luna Quirino, que dedicou 30 anos da sua vida profissional aos idosos.

“É muito prazeroso trabalhar com o idoso. Realizamos serviços em todas as áreas, desde a musculação às atividades culturais. A convivência com esse público já é um aprendizado de vida”, diz Roseane.

O professor aposentado e jornalista Francisco Silvestre dos Anjos aproveitou o plenário para prestar homenagens à Roseane.

“Estou muito emocionado por estar aqui, principalmente pela homenagem à Rosinha. Ela foi a raiz de todo o trabalho. Parabenizo ao vereador por ter tomado esta iniciativa”, destacou Silvestre.

fonte: Dicom CMM


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.