OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 25 de abril de 2024

Notícias

20/06/2018 às 14:18

Francisco Tenório defende venda direta de etanol para postos de combustíveis

Francisco Tenório defende venda direta de etanol para postos de combustíveis   Francisco Tenório defende venda direta de etanol para postos de combustíveis

O vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Francisco Tenório (PMN), usou a tribuna da Casa nesta terça-feira, 19, para defender que as usinas produtoras de etanol sejam autorizadas a comercializar seus produtos diretamente com postos de combustíveis. O parlamentar também criticou a resolução da Agência Nacional do Petróleo (ANP) proíbe o produtor de vender o etanol diretamente aos postos de combustíveis. 

"Temos em Alagoas um dos combustíveis mais caro do país e somos um grande produtor do etanol. Não faz sentido se pagar mais caro do que num Estado que não é produtor. Não consigo entender porque não se pode vender o produto diretamente da usina aos postos de combustíveis para que seja revendido ao consumidor”, destacou. Tenório traçou o trajeto do etanol no Brasil. "As usinas vendem o etanol aos atravessadores, indicados pela ANP, que levam o produto da usina até a distribuidora num caminhão e lá trocam de nota, encaminhando o produto a um posto de combustíveis  para que este possa vender ao consumidor”, criticou o deputado.

Para Francisco Tenório, essa política de venda de provoca, entre outras coisas, o encarecimento do etanol; o congestionamento de caminhões nas estradas; além de um maior gasto com óleo diesel, encarecendo ainda mais o produto final. “Está havendo um movimento nacional no sentido de que as usinas produtoras de etanol sejam autorizadas a comercializarem seus produtos diretamente aos postos de combustíveis para a revenda ao consumidor’, afirmou. O parlamentar lamentou que, na semana passada, o presidente da República, Michael Temer,  tenha jantado na casa de Rubens Ometto, considerado um dos grandes controladores destas distribuidoras de combustíveis. “Fica a preocupação com o lobby montado pelas grandes distribuidoras para manter este estilo de comércio prejudicial a população brasileira. É preciso que os parlamentos se levantem contra isso e exija que se tenha uma liberdade comercial”, concluiu.

Em aparte, o deputado Bruno Toledo (PROS) parabenizou o pronunciamento e destacou o caráter danoso do monopólio na distribuição de etanol. “Esta atitude eleva os preços e prejudica o consumidor. É preciso que o Congresso Nacional se mobilize e corrija este contrassenso desta resolução da ANP”, disse.

Fonte: Ascom ALE


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.