OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 20 de abril de 2024

Notícias

18/10/2018 às 16:50

No dia do médico, Fátima Santiago reforça importância do combate e prevenção do câncer de mama

O mês de outubro é dedicado ao combate e à prevenção do câncer de mama. Na tradicional campanha Outubro Rosa, o objetivo é conscientizar as mulheres sobre a importância de evitar a doença que é o segundo tipo mais frequente no mundo. Nesta quinta-feira (18), data em que se comemora o Dia do Médico no Brasil, a vereadora por Maceió e ginecologista, Fátima Santiago - que também é fundadora do Instituto Nossa Senhora de Fátima e mantém uma unidade móvel de cuidados com a saúde da mulher, salienta a importância das medidas preventivas para diminuir os índices de casos.

"O câncer de mama pode ser percebido pela mulher como um caroço -acompanhado ou não de dor. A pele da mama pode ficar vermelha ou parecida com uma casca de laranja ou surgirem alterações no bico do seio/mamilo. Conhecer o que é normal em suas mamas e ficar atenta para eventuais alterações, é primordial. Quanto mais rápida a detecção, maiores são as chances de cura”, alerta Santiago. A médica ainda reforça que para diminuir os índices, além da rede pública de saúde demandar um melhor aparelhamento, a elaboração de políticas de assistência à saúde das mulheres alagoanas, deve ser feita de forma permanente. 

"As mulheres têm risco aumentado de desenvolverem câncer de mama. As causas estão relacionadas a hábitos nocivos como uso de álcool e cigarro, má alimentação e sedentarismo, somados a fatores hereditários, que contribuem para a alta incidência da doença. Por isso, quanto mais consciência sobre a importância do autoexame e da mamografia, maior a possibilidade de detectar a doença em seu estado inicial. Se diagnosticado e tratado com antecedência, as chances de cura são maiores", concluiu.

Ascom Fátima Santiago


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.