OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 23 de abril de 2024

Notícias

19/10/2018 às 16:12

Controladoria Geral do Estado é o primeiro órgão de AL a receber o certificado da nova versão da ISO 9001

Equipe da Controladoria passou por auditoria com o auditor Walmir Pedrosa, da Fundação Carlos Alberto Vanzolini Equipe da Controladoria passou por auditoria com o auditor Walmir Pedrosa, da Fundação Carlos Alberto Vanzolini

A Controladoria Geral do Estado (CGE) recebeu o certificado de qualidade da versão 2015 da NBR ISO 9001, sendo o primeiro órgão da administração pública estadual a migrar para a nova versão da norma. Para assegurar a continuidade do trabalho desenvolvido, auditoria foi realizada no mês de agosto pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini.

A gestão da qualidade, medida e verificada por meio da certificação ISO 9001, busca garantir a padronização dos procedimentos e a entrega dos serviços dentro das expectativas dos clientes e das normas legais.  Em 2015, a norma foi atualizada e até setembro de 2018, os órgãos e entidades que tinham o certificado tiveram que se adequar as novas diretrizes da normativa, com a inclusão de pontos como a gestão de riscos e geração de resultados.

Para a controladora-geral, Maria Clara Bugarim, o maior desafio foi capacitar todos os servidores da CGE para as novas determinações. “Foi um árduo trabalho. Criamos um Comitê Gestor da Qualidade, com um representante em cada setor, atuando como replicadores das novidades da norma, realizando a conscientização dos servidores da importância dos procedimentos, da gestão de risco e das metas”.

A versão 2015 da norma estabelece sete princípios, sendo eles: foco no cliente, liderança, engajamento das pessoas, abordagem de processo e sistemática para a gestão, melhoria, tomada de decisão baseada em evidência e gestão de relacionamento com os fornecedores. A gestão de riscos, que passou a ser obrigatória, aborda a discussão de medidas preventivas e corretivas listadas ainda em uma fase de planejamento.

Certificação

O trabalho em busca da certificação teve início em 2016, com a implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade, do Programa 5S, a participação dos servidores de todas as áreas da CGE em cursos para qualificá-los sobre as particularidades da norma e a realização das auditoras internas e externas. Em dezembro, a certificação ISO 9001:2018 foi obtida e a Controladoria se tornou o segundo órgão de controle interno do Brasil a ser certificado pela norma.

No exercício de 2017, a Controladoria deu continuidade ao trabalho, buscando a melhoria contínua de seus produtos e serviços. Após auditorias internas e a auditoria realizada pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini, em novembro 2017, a recertificação foi obtida com validade até 14 de setembro de 2018.

Na ocasião, o auditor Walmir Pedrosa destacou o amadurecimento da equipe da Gestão da Qualidade e de todos os servidores da Controladoria, sempre pautados nas exigências da norma, garantindo eficiência e eficácia na prestação de serviços aos cidadãos alagoanos.

Em 2018, foi iniciado um novo ciclo de certificação, com uma capacitação para a equipe do Sistema de Gestão da Qualidade. Em seguida, os servidores passaram por uma auditoria interna e, no período de 19 e 20 de julho, foi realizada uma auditoria pela equipe da Qualidade da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag).

A auditoria externa da Fundação Carlos Alberto Vanzolini foi realizada no período de 23 e 24 de agosto. O relatório opinou pela recertificação da Controladoria com base nos requisitos da Norma NBR ISO 9001:2015, relativa a todas as áreas avaliadas. Com o escopo Auditoria interna, Controle dos gastos públicos e Monitoramento dos requisitos legais da Transparência dos Órgãos do Poder Executivo Estadual, o auditor considerou que a Controladoria mantém um Sistema de Gestão da Qualidade que cumpre os requisitos da norma ISO 9001:2015. O certificado é válido até dezembro de 2018.

Para Maria Clara Bugarim, a conquista é fruto de muito trabalho de toda a equipe da CGE. “Esse certificado só confirma o comprometimento dos servidores da Controladoria em oferecer um serviço diferenciado e de qualidade para a sociedade alagoana”.

Além de trazer ainda mais credibilidade ao trabalho desenvolvido pelo órgão, a certificação traz resultados que impactam no fortalecimento do controle interno no Estado. “A CGE é um órgão de controle e por isso é dever ser referência para o cidadão e para os demais órgãos estaduais. Certificar a Controladoria é demonstrar o nível de qualidade do serviço público. E isso reflete na atuação de todos os órgãos estaduais, trazendo benefícios diretos para a sociedade”, destacou a controladora-geral de Alagoas.

Fonte: Ascom CGE-AL 


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.