OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 25 de abril de 2024

Notícias

03/12/2018 às 13:45

Parlamentares conhecem estrutura de formação de mão de obra da Indústria

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), José Carlos Lyra de Andrade, definiu como positiva a reunião que manteve na manhã desta segunda-feira, 3, com integrantes da bancada federal, para apresentar os resultados das ações do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em Alagoas.

O senador eleito Rodrigo Cunha e os deputados federais Marx Beltrão, Ronaldo Lessa, Paulão e Tereza Nelma (esta, eleita para o primeiro mandato) conheceram de perto o trabalho desenvolvido pelas entidades do Sistema Indústria no Estado. Os parlamentares ficaram impressionados com os números das ações nas áreas da educação básica e profissional, saúde e segurança no trabalho, e no desenvolvimento tecnológico da Indústria.

Na oportunidade, eles conheceram, em pleno funcionamento, vários setores do Centro de Formação Gustavo Paiva, instituição histórica e reconhecida como um dos mais importantes centros de formação profissional de Alagoas, localizada no bairro do Poço, em Maceió, onde a reunião foi realizada.

Chamado “reunião de defesa de interesses”, o evento serviu para que o presidente da Fiea, José Carlos Lyra, reafirmasse, com números consolidados, o papel do Sesi e do Senai para qualificação de mão de obra e promoção de qualidade de vida e desenvolvimento socioeconômico, em Alagoas e no Brasil. O objetivo, disse ele, é refutar, com trabalho realizado, os projetos que visam reduzir recursos do Sistema S (Indústria, Comércio e Transportes).

Projetos nesse sentido estão em análise no Congresso Nacional e, para tentar barrá-los, as entidades nacionais (confederações) e estaduais (federações), trabalham para mostrar aos parlamentares que os recursos são aplicados de modo eficiente.

“Ter essa interlocução com o setor produtivo é extremamente importante, o diálogo tem que ser a regra”, disse o senador eleito Rodrigo Cunha, ressaltando que as ações do parlamento devem contribuir para gerar emprego e renda, e não para reduzi-los.

O deputado Paulão também defendeu a estrutura do Sistema Indústria. O parlamentar destacou suas posições em defesa dos trabalhadores - e ressaltou que votou contra a reforma trabalhista - mas deixou claro que o Sistema S tem um papel muito importante para o Brasil. “São centros de formação com referência, inclusive internacional. Formam mão de obra qualificada, que o mercado absorve fácil e rapidamente”, afirmou.

Os deputados Marx Beltrão e Tereza Nelma também se manifestaram sobre o papel do Sistema S e, mais especificamente, o trabalho realizado pelas entidades da Indústria. “Essa reunião nos traz mais subsídios para entendermos o bem que Sistema da indústria faz ao desenvolvimento econômico e social de Alagoas”, disse Tereza Nelma.

Por sua vez, o deputado Marx Beltrão destacou a interação entre a Indústria e a bancada federal, de modo que sejam mantidos os recursos necessários à continuidade do trabalho de qualificação da mão de obra alagoana.

Além de diretores da Fiea, como José da Silva Nogueira Filho, Alberto Cabús e Floriano Alves, e gestores, como o superintendente executivo do Sesi/AL e diretor regional do Senai, Carlos Alberto Paes, participaram da reunião Marcos Borges e Hávila de Nóbrega Oliveira, da unidade de Assuntos Legislativos da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Fonte: Ascom Fiea



Galeria de Fotos

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.