OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 18 de abril de 2024

Notícias

19/02/2019 às 21:20

Governador diz que Alagoas começa 2019 muito melhor que em 2015

Renan Filho entregou formalmente a mensagem escrita ao presidente da Casa, Marcelo Victor Renan Filho entregou formalmente a mensagem escrita ao presidente da Casa, Marcelo Victor

Severino Carvalho

O governador Renan Filho participou, na tarde desta terça-feira (19), da abertura do Ano Legislativo. Ele cumpriu o mandamento constitucional de apresentar à Assembleia as metas para o próximo mandato e também fez um balanço das ações e resultados alcançados no período de 2015 a 2018. O chefe do Executivo preferiu fazer considerações acerca da mensagem escrita - entregue ao presidente da Casa, Marcelo Victor - ao invés de ler todo o conteúdo para não tornar o discurso enfadonho, justificou. 

Ele afirmou que Alagoas começa 2019 muito melhor do que em 2015, quando ali esteve para iniciar o primeiro mandato como governador. Disse que agora deseja dar continuidade ao que vem dando certo, corrigir alguns rumos e intensificar o passo para que o Estado avance cada vez mais.

“Naquele momento, tínhamos uma dívida monumental, que representava 162% da nossa receita corrente líquida”, recordou. “Em quatro anos, essa dívida caiu para 82% da receita, ou seja, teve uma queda de 80 pontos percentuais, o que coloca hoje o Estado de Alagoas como um dos mais sólidos financeiramente do Brasil”, acrescentou.

Renan Filho atribuiu a saúde financeira do Estado ao pacote de medidas apresentado pelo Executivo à Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) no início do primeiro mandato.“O maior agradecimento que deve ser feito é ao trabalho que a Assembleia Legislativa fez no início do Governo passado, quando viemos aqui e apresentamos um pacote que permitia enxugar despesa, aumentar receita, avançar em transparência e isso garantiu as bases para que o Estado avançasse. Hoje, quatro anos depois, Alagoas vive um momento muito diferente. O nosso Estado foi, no ano passado, o que mais investiu com recursos próprios, vis-à-vis  a nossa receita corrente líquida. Investimos mais de 12% nas mais diversas áreas: infraestrutura, saúde, educação e segurança pública, principalmente”.

Governador Renan Filho participa da abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa

O governador anunciou que no segundo mandato vai seguir ampliando a oferta de escolas em tempo integral, que já totalizam 50 em funcionamento em todo o Estado; quando assumiu o Governo não havia nenhuma em operação. Afirmou que fortalecerá o Programa Escola 10, responsável pela melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que garantiu a Alagoas, no ano passado, o maior crescimento entre todos os Estados do Brasil.

Na Saúde, Renan Filho disse que vai concluir a construção dos hospitais na capital e interior do Estado e colocar em funcionamento as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) que já estão praticamente prontas em Maceió e que foram edificadas, pela primeira vez na história, com recursos próprios.

Na Segurança Pública, a meta é prosseguir com a elevação dos efetivos das Polícias Civil e Militar, por meio da realização de concursos públicos anuais a fim de reduzir, ainda mais, os índices de violência, dando exemplo ao país. Em infraestrutura, o objetivo é manter o ritmo de ampliação e de melhoria da malha viária estadual, bem como da expansão do esgotamento sanitário.

“Nós temos que avançar muito em todas as áreas, mas se nós mantivermos o ritmo, vamos chegar muito longe, porque Alagoas está caminhando para frente e isso precisa ser mantido e intensificado. Para que consigamos esse feito é fundamental mantermos a serenidade, o planejamento, seguir ouvindo sempre os melhores quadros técnicos. Precisamos montar um time capaz, competente e dedicado que esteja à altura do desafio de virar páginas em várias áreas”, arrematou.


Agência Alagoas

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.