OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 28 de março de 2024

Notícias

22/03/2019 às 16:09

Em Brasília, Jó Pereira pede decretação de estado de calamidade no Pinheiro

Em Brasília, Jó Pereira pede decretação de estado de calamidade no Pinheiro  Em Brasília, Jó Pereira pede decretação de estado de calamidade no Pinheiro

Em audiência pública no Senado Federal, ontem (21), a deputada Jó Pereira voltou a cobrar decretação de calamidade pública no bairro do Pinheiro. O encontro ocorreu na Comissão de Transparência, em Brasília, solicitado pelo presidente da comissão, senador Rodrigo Cunha.

"O município de Maceió, sozinho, não consegue dar a resposta que as pessoas precisam e merecem. Até o presente momento, muitos órgãos estão envolvidos, mas temos a ausência de uma central de gerenciamento de tudo o que precisa ser feito com urgência. O governo federal precisa, junto com estado e município, organizar essa força tarefa", disse a deputa Jó.

A parlamentar já havia entrado com o pedido de decretação de calamidade pública na Assembleia, no dia 22 de fevereiro passado. “Peço ao prefeito de Maceió para que provoque o estado de calamidade, porque devido ao pacto federativo, ele precisa provocar a União. É necessário que a Defesa Civil Nacional, com o uso da própria Força Nacional, coordene o processo”, explicou.

A decretação da calamidade pública também é importante para que os moradores e comerciantes do Pinheiro consigam alguns benefícios fiscais, inclusive com maior agilidade. Em relação à tributação estadual, por exemplo, a medida é essencial para obtenção de isenção de ICMS e retirada da dívida ativa.

A parlamentar também chamou a atenção para a importância da afirmação feita pelo diretor-geral a Diretor geral do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Victor Bicca, de que no Pinheiro acontece um "neotectonismo acelerado por ações antrópicas", o que significa que a movimentação tectônica foi acelerada por ações do homem, entre elas a falta de saneamento, ausência de drenagem das águas pluviais e exploração mineral.

"Com esta definição, perguntei a ele se seria correto afirmar que há, no mínimo, uma responsabilidade solidária entre os agentes que se omitiram ou que agiram indevidamente. E ele respondeu que sim", disse Jó, salientando que, neste cenário, os referidos agentes são Estado, Município, União e a empresa Braskem, "mas o importante agora é começar a resolver os problemas da população".

Fonte: Ascom ALE


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.