OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de abril de 2024

Notícias

22/03/2019 às 18:25

Palmeira: prefeito Júlio Cezar é aclamado durante Encontro Nacional da UVB, em Maceió

Prefeito Júlio Cezar durante palestra no Encontro Nacional de Legislativos Municipais (Fotos: Diego Wendric/Assessoria) Prefeito Júlio Cezar durante palestra no Encontro Nacional de Legislativos Municipais (Fotos: Diego Wendric/Assessoria)

Foi com uma palestra que tratou do tema “Do Legislativo ao Executivo: os Desafios de Governar”, que o prefeito de Palmeira dos Índios Júlio Cezar foi aclamado pelos representantes de 15 estados brasileiros, durante o Encontro Nacional de Legislativos Municipais, que está sendo realizado na sede da OAB Alagoas, no bairro de Jacarecica, em Maceió. O Encontro, que começou ontem (21), se estenderá até amanhã, sábado (23) e acontece paralelo ao Encontro Nacional do Fórum da Mulher Parlamentar da União dos Vereadores do Brasil (UVB), com palestras, eleição e homenagens para as mulheres. A presidência da UVB anunciou que também realizará a segunda etapa da entrega da Medalha Mulher Destaque Brasil. Entre as agraciadas estão a vereadora por Palmeira Adelaide França e a desembargadora alagoana Elisabeth Carvalho.

Na palestra que proferiu ontem (21), no primeiro dia do Encontro, Júlio Cezar lembrou que o vereador tem um papel importante junto à população e que, muitas vezes, precisa comprometer o próprio salário para ajudar a quem mais precisa. ( dos 15 vereadores palmeirenses acompanharam a explanação do prefeito. “Ser vereador é um desejo comum de servir ao próximo e de acompanhar de perto os problemas da sociedade. Muitas vezes, tiramos do próprio bolso para ajudar a quem precisa.  Mas para ser vereador, passamos pela eleição mais difícil que existe, que só é definida poucos dias antes do pleito. Sem dinheiro para a companha, mas sempre em contato com o povo, fui o vereador mais bem votado no pleito que participei, em 2012.  Também concorri ao Governo do Estado, em 2014, e obtive 101 mil votos. Foi uma experiência fantástica, mas quem ganhou foi o governador Renan Filho, que era o candidato mais bem preparado e que segue no segundo mandato de um excelente governo”, pontuou o prefeito.

E continuou. “Foi na Câmara Municipal foi que aprendi muito, principalmente a ter que criar e aprender sobre leis sem ser um operador de direito. Por isso, aconselho a quem quer quer entrar para o Executivo, que não deixe de viver a experiência do legislativo, que é por onde cada político deveria iniciar. Mas é preciso coragem para enfrentar todas as adversidades. Com pouco recurso para a campanha para prefeito, tive o apoio de pessoas importantes para que fosse eleito, como a dos vereadores da minha terra e, também, do senador Benedito de Lira, para quem eu peço uma salva de palmas e orações, pois ele passa por um momento delicado de problemas de saúde. Na nossa cidade, temos deficiência nas escolas e nos postos de saúde e aguardamos as medidas do Governo Federal, que ainda não sabe o que fazer para liberar recursos para os municípios. Mas nem por isso podemos deixar de fazer com que as coisas funcionem e, principalmente, mantemos o nosso compromisso maior que é com o servidor, sempre pagando os salários dentro de cada mês trabalhado, apesar das dificuldades”, destacou o prefeito Júlio Cezar.

Ao final da palestra, o prefeito Júlio agradeceu a inciativa da UVB em promover o importante Encontro de Legisladores. Ele já foi convidado para participar, como palestrante, de outros eventos da União dos Vereadores do Brasil. Bastante aplaudido, Júlio Cezar também respondeu aos questionamentos dos participantes do Encontro e a perguntas, a exemplo de como governar um município em tempos de crise e sem comprometer a folha de pagamento dos servidores e nem à Previdência Municipal. O Encontro Nacional tem o apoio da União dos Vereadores de Alagoas (Uveal), do Governo do Estado, e está sendo organizado pelo superintendente da UVB para os Estados do Nordeste vereador José Anízio de Amorim, o Anizão, pelo presidente da Uveal Fabiano Leão e o superintendente da UVB em Alagoas vereador Fernando Malta.

Confira a programação do Encontro Nacional dos Legislativos Municipais:

Dia 22 – Sexta – Feira

09h – O Poder Judiciário na Construção de uma Sociedade Mais Justa

Tutmés Airan de Albuquerque Melo – Desembargador  presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas

11h – Perspectivas de Desenvolvimento econômico e Social – Alagoas/Nordeste/Brasil 2030

Renan Filho – Governador do Estado de Alagoas

12h – Intervalo para almoço

14h – Poderes Municipais Unidos por um Novo Pacto Federativo

Hugo Wandeley, Prefeito de Cacimbinhas e Presidente da AMA

14h30 – Recuperação Fiscal dos Municípios

16h – As Eleições de 2018 e seus efeitos na Eleição de 2020 – Fim das coligações, Clausula de Desempenho, Tempo de rádio e TV

Dra. Luciana Nepomuceno – Advogada, Desembargadora do TRE/MG (2010-2014), Conselheira Federal da OAB, Presidente da Comissão Especial da Reforma Política do CF da OAB;

Dr. Telson Ferreira – Advogado, Desembargador do TRE/DF (nomeado em 2018), Presidente do Colégio Permanente de juristas da Justiça Eleitoral Brasileira;

Dr. Davi Lima, Desembargador do TRE/AL (2016 -2018), Secretário geral da OAB/AL, Advogado especialista em Direito Eleitoral, será o mediador do painel.

17h – Encerramento

Dia 23 – Sábado

Coordenação Luíza Dantas – Presidente do Fórum da Mulher Parlamentar

09h – As Amélias de Hoje

Sonia Mazetto – Gestora de Potencial Humano pessoal, empresarial e artístico, Coach vocal – Cuiabá/MT

10h30 – Mulher na Política e nos espaços de Poder e Decisão

Participação da Deputada Federal – Tereza Nelma

11h30 – Escolha da Diretoria do Fórum da Mulher Parlamentar da UVB 2019

12h – Intervalo para almoço

19h – Sessão de Entrega Medalha Mulher


Fonte: Ascom Palmeira dos Índios


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.