OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 17 de abril de 2024

Notícias

17/04/2019 às 22:31

Deputados garantem emenda que destina mais de R$ 100 milhões do orçamento para a saúde

A deputada Jó Pereira classificou como uma vitória de todos os alagoanos a derrubada, por 18 votos a um, do veto à emenda - constante no Projeto de Lei que fixa o orçamento para 2019 - destinando 1% dos recursos do orçamento do Estado (mais de R$ 100 milhões) para o atendimento oncológico. Ela foi relatora do parecer favorável à manutenção da emenda, de autoria da Comissão de Orçamento, cujo veto foi votado na sessão desta quarta-feira (17), na Assembleia Legislativa. 

“Esses recursos destinam muita esperança para quem depende do Sistema Único de Saúde para realizar o diagnóstico precoce, o rastreamento e o tratamento do câncer em Alagoas, e podem significar a diferença entre a vida e a morte de milhares de pessoas, porque quem tem câncer, tem pressa”, pontuou a parlamentar.

Em pronunciamento antes da votação, Jó ressaltou que, em razão dos investimentos já realizados nos últimos anos na saúde, como a construção de novos hospitais, o próprio governo deve ampliar o percentual de recursos para a área, ultrapassando o mínimo constitucional de 12%.

“Aprovando esse aumento de 1%, estamos sinalizando a necessidade que o próprio governo tem de aumentar seu orçamento com saúde, e tenho certeza que isso vai acontecer, independente da emenda, mas é necessário que essa Casa contribua também com essa necessidade de avanços de alocação de recursos na saúde... Essa Casa está dando ao governador Renan Filho condições para que ele faça história, coloque os hospitais para funcionar e ofereça o melhor tratamento para a saúde da mulher e do homem alagoano”, destacou Jó.

PA deputada recordou ainda que, durante uma das audiências públicas realizadas por ela sobre o tema, na Assembleia Legislativa, foi mostrado um vídeo comparando o tratamento de uma mulher com câncer de mama pelo SUS e de outra pelo plano de saúde: “É estarrecedor, injusto e cabe a nós mudarmos essa realidade... Aquela que precisou do SUS, infelizmente morreu um dia antes da audiência pública, porque não conseguiu o tratamento adequado, enquanto que aquela tratada pelo plano de saúde conseguiu uma sobrevida e a cura monitorada do câncer”.

Jó lembrou também que os municípios já investem de 25% a 30%, quase o dobro de percentual mínimo, de seus orçamentos com saúde, sendo responsáveis pelo diagnóstico e rastreamento da doença, sem o apoio mínimo dos outros entes federados para realização dos exames necessários para esses diagnósticos. 

Apartes

Em apartes, vários deputados se solidarizaram com a fala da relatora, entre eles Léo Loueiro, Fátima Canuto, Bruno Toledo, Yvan Beltrão, Davi Maia, Davi Davino, Bruno Toledo e Ângela Garrote.

Depois de ter a defesa da emenda classificada como “discurso político de oposição”, pelos deputados Olavo Calheiros e pelo líder do governo, Silvio Camelo, Jó Pereira lamentou o rótulo e ressaltou sua postura de independência e coerência no parlamento, desde o mandato anterior, em todas as pautas e causas que defende.

“Estou lutando não politicamente, mas por uma causa que é maior do que isso, a saúde... Não se trata de ser contra ou a favor do governo, mas a favor da população”, afirmou, acrescentando que, derrubando o veto, a Casa fará história junto com o governador Renan Filho.

(Ascom Deputada Jó Pereira)

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.