OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de abril de 2024

Notícias

20/05/2019 às 14:43

Câmara entrega comendas Jorge de Lima, Maria do Carmo Santos e Jarede Viana

Solenidade aconteceu na manhã desta segunda-feira no Plenário Silvânio Barbosa Solenidade aconteceu na manhã desta segunda-feira no Plenário Silvânio Barbosa

Clara Vieira

Dicom CMM

A Câmara de Municipal de Maceió realizou nesta segunda-feira (20), no Plenário Silvânio Barbosa, sessão solene de outorga das comendas Jorge de Lima, Maria do Carmo Santos de Araújo e Jarede Viana. As honrarias foram de iniciativa do vereador Siderlane Mendonça (PEN). Para ele, quem foi escolhido para ser homenageado tem um papel fundamental, seja na área da educação, política social ou liderança comunitária. Segundo ele, quem recebeu as comendas merece a honraria e deve desempenhar com muito mais afinco o seu papel em prol da sociedade.

A comenda Jorge de Lima é conferida a personalidades que tenham se destacado na área da poesia e foi concedida a José Davi Cavalcante Araújo e a Djalma de Araújo. A comenda Maria do Carmo Santos de Araújo homenageia personalidades que têm relevantes trabalhos nas áreas de política social e liderança comunitária e foi concedida a Cosmo Pedro de Oliveira. Já a comenda Jarede Viana homenageia trabalhadores da educação que tenham prestado serviços à promoção de educação de qualidade para a formação da cidadania e foi entregue à Ana Lúcia da Conceição e à Maria de Neides Feitosa.

Há 26 anos Cosmo Pedro de Oliveira reside no conjunto Moacir de Andrade, no Benedito Bentes, onde foi um dos primeiros moradores do local, além de liderança em defesa de melhorias para o conjunto. “Essa comenda não é só minha e sim de todas as pessoas que estão aqui e que moram no Moacir de Andrade, eu sozinho não fiz nada. O conjunto vivia esquecido, mas eu tinha esperança que seria pavimentado algum dia. Hoje, vejo meu bairro pronto, com 17 ruas pavimentadas, oferecendo mais dignidade e qualidade de vida aos moradores”, declarou Cosmo.

José Davi, agraciado com a comenda Jorge de Lima, se emocionou ao agradecer a honraria concedida a ele. “Vim de uma região pequena e hoje recebo uma comenda nesse porte, do poeta Jorge de Lima, isso é muito especial e não vou esquecer nunca. Eu tenho uma origem humilde, sou de Quebrangulo, e as dificuldades que o povo da minha terra passa é inadmissível. Eu quero que todos vivam bem e felizes, já que sou um defensor do povo nordestino e sertanejo. Continuarei fazendo poesia, porque ela é uma pequena revolução”, disse.

Também agraciado com a comenda Poeta Jorge de Lima, Djalma de Araújo iniciou sua carreira há quase cinquenta anos. Fundou o Centro Cultural Poeta Djalma de Araújo, no Benedito Bentes, e lançou cinco livros com seus poemas. Na sessão solene, ainda falou sobre a satisfação de ter morado na Grota da Alegria, sem luz, sem água e hoje ser um poeta nato e realizado ao receber a honraria.

Ana Lúcia da Conceição, graduada em psicologia, trabalha em prol da educação, do ensino fundamental, médio e da educação de jovens e adultos e se emocionou ao ser agraciada e reconhecida pelo seu trabalho. “Quero agradecer e dizer que estou emocionada e é com muita honra que recebo essa comenda. Quero agradecer também a todos os convidados e em especial ao vereador Siderlane, pelo olhar atento e por cuidar tanto do nosso povo, com projetos importantes pra nossa comunidade” frisou a educadora.

Também da área de educação, Maria de Neides mostrou o tamanho da satisfação em, depois de tantos anos trabalhando no ramo, poder se formar como pedagoga e ser reconhecida através dessa homenagem. “É um momento de grande emoção, esse comenda é muito importante para mim. Passei por muitos desafios para chegar até aqui, a minha vida não foi fácil. Eu não tinha formação, mas dava aula e após minha aposentadoria, em 2018, fiz minha faculdade de pedagogia. Agradeço de coração, vereador, e o que tenho a dizer é que estamos em boas mãos no nosso conjunto” finalizou.

O vereador, no fechamento da sessão solene, disse que os homenageados foram reconhecidos por fazerem diferença pelo bairro do Benedito Bentes e mudar a vida de tantas pessoas com poesia e educação.   


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.