OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 23 de abril de 2024

Notícias

24/05/2019 às 18:19

Maio Amarelo: alarmante número de mortes no trânsito e indenizações é discutido na Câmara de Vereadores

Silvania Barbosa trouxe o assunto ao parlamento e se queixou da campanha Silvania Barbosa trouxe o assunto ao parlamento e se queixou da campanha

Durante Sessão Ordinária realizada na tarde desta quinta-feira (23), a vereadora Silvania Barbosa (PRTB) fez menção à campanha Maio Amarelo, que tem o objetivo de alertar condutores sobre o elevado índice de acidentes de trânsito que resultam em morte, além de conscientizar os motoristas das medidas de prevenção e direção defensiva que podem evitar tais sinistros.

Durante sua fala, a parlamentar destacou que em 2018 o Brasil ocupava o 4º lugar no ranking de países que cometem mais imprudência no trânsito. A vereadora se queixou da pouca visibilidade da campanha em 2019 no estado de Alagoas: "ouvi falar muito pouco". Segundo ela, a redução de índices divulgada pelo Detran no ano passado, que registrou a diminuição de 74% desses acidentes nos seis anos anteriores, não deve resultar em esmorecimento dos agentes competentes.

"Aqui em Alagoas, os limites de velocidade, a intensificação de blitze e o próprio endurecimento na lei, fizeram os índices caírem drasticamente. No ano passado o Detran divulgou que em nosso estado as mortes no trânsito diminuíram em 74% no período de seis anos. Os técnicos do Detran acreditam que a Lei Seca é a principal responsável por essa queda. Não podemos descuidar do assunto em razão dos percentuais animadores. Temos que continuar melhorando esses índices, registrando cada vez menos mortes no trânsito, principalmente na capital, onde o fluxo de veículos e pedestres é mais intenso", disse a vereadora.

A parlamentar também alertou que durante o ano de 2018, pelo menos nove estados brasileiros registraram mais mortes em decorrência de acidentes de trânsito do que crimes violentos. São Paulo lidera, seguido de Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Piauí, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Rondônia.

INDENIZAÇÕES - Segundo dados do DPVAT, mais de 320 mil indenizações foram pagas em 2018, destinados à cobertura de mortes, invalidez permanente ou reembolso de Despesas de Assistência Médica e Suplementares. Os acidentes com motocicletas alcançaram 75% das indenizações pagas em 2018, acumulando mais de 246 mil pagamentos.


Fonte: Dicom CMM


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.