OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 25 de abril de 2024

Notícias

01/07/2019 às 11:06

Multiplicação de licenças para agrotóxicos faz Marx pedir informações ao Ministério da Agricultura

Marx quer explicações do ministério sobre aumento no número de licenças Marx quer explicações do ministério sobre aumento no número de licenças

O governo federal acelerou a liberação do uso de novos agrotóxicos no país e aumentou a preocupação de especialistas com os riscos que isso pode representar para a saúde e o meio ambiente. Nunca tantos agrotóxicos foram liberados num intervalo de tempo tão curto no Brasil. Em 2019, o governo já autorizou 239 novos pesticidas, sendo 42 só esta semana. Um recorde. 

Com objetivo de conhecer as bases que levaram o governo adotar a liberação de tantos agrotóxicos e pesticidas em tão curto espaço de tempo, o deputado federal Marx Beltrão (PSD), coordenador da bancada alagoana no Congresso Nacional, protocolou em Brasília um Requerimento de Informações destinado à ministra da Agricultura do governo Bolsonaro, Tereza Cristina.

“Não somente eu, como ambientalistas, pesquisadores, gestores da área agrícola e ambiental, e principalmente a sociedade quer saber quais critérios o governo está adotando para a liberação do número elevado de agrotóxicos em todo o país. Precisamos saber se esta liberação é segura, se o governo tem de fato embasamento técnico e porque, aparentemente, a veiculação de informações oficiais sobre o tema parece tão restrita” afirmou Marx Beltrão.

Ao todo já são mais de 2 mil agrotóxicos licenciados para uso nas lavouras brasileiras. O último levantamento da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação mostra que o Brasil foi o país que mais gastou com agrotóxicos no mundo, à frente de Estados Unidos, China, Japão e França. Com 107 empresas aptas a registrar pesticidas, o Brasil é o sexto país no ranking mundial de importação de agrotóxicos para destinação nas lavouras.

Anualmente são usados no mundo aproximadamente 2,5 milhões de toneladas de agrotóxicos. O consumo anual de agrotóxicos no Brasil tem sido superior a 300 mil toneladas de produtos comerciais. Expresso em quantidade de ingrediente-ativo (i.a.), são consumidas anualmente cerca de 130 mil toneladas no país; representando um aumento no consumo de agrotóxicos de 700% nos últimos quarenta anos, enquanto a área agrícola aumentou 78% nesse período.

Fonte: Ascom Marx Beltrão


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.