OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de março de 2024

Notícias

20/09/2019 às 18:20

Rodrigo Cunha monta cardápio de ações para levar recursos a Alagoas

Com o intuito de ampliar a chegada de investimentos a Alagoas, o senador Rodrigo Cunha tem buscado maneiras inovadoras de levar recursos ao estado que se somem às tradicionais. Nos últimos meses o senador realizou reuniões com diversos ministros do governo federal para ajudar a encaminhar a chegada de verbas às cidades alagoanas. A partir do recebimento de informações dos prefeitos e da própria população, ele tem encaminhado essas pautas junto ao Executivo Federal. Um exemplo foram as agendas que o senador teve nos ministérios do Turismo, Agricultura e Desenvolvimento Regional, que resultaram na liberação de cerca de R$ 4 milhões para Maceió e Barra de São Miguel. Eram recursos que estavam travados em Brasília e a partir da ação do senador foram desbloqueados.

Esta semana o senador Rodrigo participou de reunião com o ministro da Educação, Abraham Wentraub, no qual ele anunciou que haverá a liberação de recursos para a Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Na ocasião o senador apresentou sua preocupação em destravar obras de creches que não foram entregues em Alagoas, e em seguida enviou ao ministério a lista das 95 obras de creches nessa situação no estado. Dessas, 39 estão em execução, e têm maiores chances de serem concluídas. O montante total necessário para a ação é de R$ 32,1 milhões, e, em sendo concluídas, atenderão mais de 7 mil crianças. Weintraub informou que a atenção ao ensino infantil é sua prioridade, e que o governo contará com recursos extras da Petrobras para investir nessa área específica.

Em outra ponta, Rodrigo Cunha tem envidado esforços para fomentar a indústria da energia solar nacional, que emprega diretamente 15 mil pessoas. Ao lado de representantes do setor, o senador alagoano já teve três reuniões nos ministérios da Economia; Minas e Energia e Ciência e Tecnologia. O ideia é desonerar a cadeia produtiva para que a energia solar brasileira possa ser competitiva frente à internacional, que conta com incentivos fiscais.

Na área ambiental, o senador Rodrigo realizou um encontro entre a prefeitura de Maceió e o Ibama para agilizar o Acordo de Cooperação Técnica do Parque do Horto, sediado na Superintendência do Ibama em Alagoas, que representará importante espaço de lazer e educação ambiental para a população. O presidente do órgão, Eduardo Bim, comprometeu-se em acelerar o acordo.

Este mês o senador lançou a Central de Emendas, e fará ações para estimular a participação da população alagoana na tomada de decisão que fará para escolher as áreas que mais precisam de recursos. Essa escolha será feita de forma coletiva, junto com os alagoanos, e definirá as áreas que receberão investimentos das emendas parlamentares que lhe cabem. As emendas são definidas no mês de outubro para serem aplicadas no estado no ano que vem.

“Sempre abri minhas decisões para serem tomadas de forma compartilhada com os alagoanos. Além das emendas, tenho buscado recursos alternativos para levar às cidades do nosso estado e assim botarmos juntos em prática a missão de melhorarmos os indicadores sociais de Alagoas”, disse o senador Rodrigo.

Além das emendas e das agendas com os ministérios, Rodrigo Cunha tem ajudado a divulgar os programas em curso pelo governo para que prefeitos e a população possam conhecê-los e a acessá-los. Todo esse cardápio faz parte da ação que o senador criou sob o nome de Central de Captação. Também está em curso um planejamento para levar recursos internacionais para Alagoas e investimentos do terceiro setor.


Fonte: Ascom Rodrigo Cunha


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.