OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de março de 2024

Notícias

29/05/2020 às 14:17

Retomada econômica: em live com Jó Pereira, doutor em economia diz que discussão está atrasada em AL

Deputada Jó Pereira Deputada Jó Pereira

Uma série de propostas de ações para a retomada econômica pós-pandemia em Alagoas foi discutida na noite de quarta-feira (27), no canal do Youtube da deputada estadual Jó Pereira (Jó Pereira Oficial), durante mais uma edição do programa Conversa Aberta, do qual participaram Cícero Péricles (doutor em economia) e Fábio Guedes (doutor em administração). De acordo com a parlamentar, propositora do debate, esse é o momento de organizar uma retomada de forma mais estruturante e com o envolvimento dos diversos setores. 

Para Cícero Péricles de Carvalho, a diminuição da atividade econômica já é uma realidade em Alagoas, gerando desemprego, queda no consumo, endividamento e inadimplência. “Estudos mostram que são mais de 26 mil empregos formais a menos no Estado de Alagoas, mostram uma queda no comércio de mais de 8% e que 68% das famílias alagoanas estão inadimplentes e mais de 30% não conseguirão pagar suas dívidas”, pontuou. 

O doutor em economia avaliou que a discussão do retorno da atividade econômica em Alagoas está muito atrasada em relação a outros estados e que é necessário pensar em um plano de investimentos e na continuidade dos programas ofertados pelo governo federal. “O diálogo e planejamento dessa retomada está muito atrasado aqui. Precisamos de agilidade e apresentação de propostas, visando o avanço dos outros estados. Precisamos começar a planejar as medidas que serão tomadas daqui pra frente, assim como defender fortemente a prorrogação das medidas tomadas pelo governo federal, como é o caso do auxilio emergencial e da suspensão da dívida do Estado”, disse, destacando a necessidade de cobrar também um plano de investimentos que ajude, de alguma forma, a economia nesse processo de retomada.

Em relação ao Grupo de Trabalho (GT) criado pelo governo estadual para o enfrentamento da crise no pós-pandemia, Péricles destacou a importância da iniciativa, recomendando um olhar especial para os setores mais atingidos. “Um plano e um calendário acalmam e permitem a algumas empresas planejarem sua retomada. Cada segmento da economia tem um perfil. O drama está nos setores considerados não essenciais, que precisam ter planejamento diferenciado”, frisou.

Planejamento

Para Fábio Guedes, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), a retomada econômica deve ser avaliada com base em estudos técnicos e científicos; opinião de especialistas; planejamento tempo-espacial (em que momento, em quais cidades iniciar a retomada); na gradação segmentada (o que deve ser aberto e de que maneira); e deve ser acordada por todas as representações empresariais, políticas e comunidades científicas acadêmicas. 

O doutor em administração pontuou ainda que uma possível intensificação das medidas de isolamento social para salvar vidas não deve impedir que pensemos na retomada e na saída dessa crise: “Precisamos estar preparados com um plano gradual, tanto para a capital como para os municípios no interior do estado”. 

Jó reforçou que é preciso planejar agora para que esse diálogo seja feito com tempo, estudo e dados concretos. “Essa ação de retomada precisa ser coordenada por diversos setores, estado e municípios, setor produtivo, Poder Legislativo e instituições financeiras. Esse trabalho precisa ser conjunto, para que todos os passos sejam dados com segurança”, analisou a deputada, acrescentando que o plano precisa ser executável dentro das condições do Estado.

Diante do fato de que diversos setores já estão sofrendo com os efeitos da pandemia, a parlamentar voltou a dizer que a solução é o planejamento de ações conjuntas. “Sabemos que depois da crise sanitária, vamos enfrentar um nível de desemprego muito grande, além da piora das contas públicas, entre vários outros fatores decorrentes da pandemia, mas com planejamento, diálogo e construindo com os diversos setores econômicos e públicos podemos enfrentar essa crise com resultados positivos”, pontuou, lembrando a importância de ações multisetoriais e simultâneas por parte do Poder Executivo, pensadas não só no viés da saúde. 

Jó Pereira chamou a atenção para quem está na ponta e vem sofrendo ainda mais com os efeitos da pandemia, como é o caso dos pequenos produtores, que estão com dificuldades para escoar a produção. “É necessário que a Secretaria de Estado da Agricultura pense em meios que possam ajudar na permanência e sobrevivência do homem no campo”, apelou.

Alertando que é preciso sair da pandemia com novas atitudes e maior foco na construção de políticas públicas, a deputada disse que “estamos vivendo em um cenário de incertezas, mas só com planejamento e ações conjuntas conseguiremos sair dessa mais fortes”.


Ascom deputada Jó Pereira



Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.