OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 25 de abril de 2024

Notícias

02/06/2020 às 20:21

Aprovado projeto de lei que cria complemento ao auxílio emergencial em Maceió

Iniciativa agora segue para sanção ou veto do Executivo Iniciativa agora segue para sanção ou veto do Executivo

Luciano Milano

Com base no texto que criou o auxílio emergencial do governo federal, a Câmara Municipal de Maceió aprovou, após pedido de Regime de Urgência e sessão extraordinária, nesta terça-feira (2), projeto de lei que cria complemento do valor pago no auxílio às pessoas mais carentes e atingidas pela crise da pandemia de covid-19.  De autoria do vereador Galba Novaes (MDB), o "complemento do “coronavoucher”, como foi chamado pelo parlamentar, já existente em capitais como Salvador (BA), faz com que o Executivo municipal pague valor que, somado aos R$ 600 do auxílio, atinja R$ 1.045 estabelecido como salário mínimo em vigor. Votado em segunda discussão, o PL segue para sanção ou veto do prefeito Rui Palmeira (sem partido).

A lei contempla, entre outras categorias, trabalhadores informais, beneficiários do bolsa família, taxistas e professores. Emocionado, Galba Novaes afirmou que todos estão bastante esgotados com a crise sanitária e econômica causada pela covid-19, e o Legislativo registra, em seus anais, uma data histórica. "Não tenho palavras para agradecer a todos os vereadores que, por unanimidade, aprovaram tão importante iniciativa. Estamos todos psicologicamente abatidos, preocupados e, confesso, emocionado com este dia, porque vejo parlamentares comprometidos com o bem comum da população. Esse complemento do 'coronavoucher' vai fazer com as pessoas mais necessitadas comprem comida e outros itens como remédio, sobretudo para quem foi infectado e necessita de monitoramento em casa", declarou.

ORDEM DO DIA - Além do PL, a Câmara também deliberou outras iniciativas da Casa voltadas para diminuir os danos da pandemia como a do vereador Cléber Costa (PSB) que pede ao Executivo que tome medidas, de caráter excepcional, para proteger mulheres e filhos vítimas de violência doméstica, que tem crescido, em todo Brasil, durante a pandemia. Do mesmo parlamentar, outra indicação pede o fornecimento de kits de higiene pessoal e alimentos para moradores de rua. No mesmo sentido, a vereadora Fátima Santiago (Progressistas) solicita à Prefeitura de Maceió que forneça os mesmos produtos a moradores de rua, famílias de baixa renda, moradores de favelas, ocupações e que tenham registro no Cadastro Único. 

Fátima Santiago ainda teve indicação aprovada para que o Executivo promova desinfecção dos mercados públicos e feiras livres antes e depois do horário de funcionamento e comercialização.     Iniciativa agora segue para sanção ou veto do Executivo


Galeria de Fotos

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.