OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de março de 2024

Notícias

24/09/2017 às 08:14

Novo equipamento para radioterapia deve chegar ao HU até o final do ano

Superintendente explica ao senador a importância do equipamento (Foto: Lenilda Luna) Superintendente explica ao senador a importância do equipamento (Foto: Lenilda Luna)

Lenilda Luna

Um anúncio importante foi feito pelo senador Benedito de Lira (PP), em visita esta semana, ao Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O parlamentar garantiu que esteve reunido com a equipe do Ministério da Saúde (MS)  e conseguiu que um dos equipamentos adquiridos pelo ministério seja enviado para o HU. “Acreditamos que o equipamento estará aqui até o final deste ano”, declarou o senador.

A solicitação do equipamento foi feita pela reitora Valéria Correia e pela superintendente do Hospital Universitário, Regina Maria dos Santos, desde o início do ano, em várias reuniões no Ministério da Saúde, na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e com a bancada alagoana com Congresso Nacional. “É com grande alívio que recebemos essa notícia e vamos acompanhar os próximos passos até que o Acelerador Linear esteja efetivamente instalado no Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon)”, destacou a reitora Valéria Correia.

O Acelerador Linear é um equipamento utilizado na radioterapia, em pacientes com câncer, e é fundamental para destruir células cancerígenas sem danificar muito o tecido saudável ao redor do tumor. “O acelerador que nós temos já está obsoleto e precisamos substituí-lo antes que se finde a sua vida útil, porque o tratamento desses pacientes não pode ser interrompido. O Hospital Universitário é referência nesse atendimento para pacientes do Serviço Único de Saúde que não teriam como pagar um procedimento tão caro em uma rede privada. Este equipamento pode fazer a diferença entre a vida e a morte para as pessoas que nos procuram”, enfatizou a superintendente do Hospital Universitário, Regina Maria.

Após a reunião, o senador Benedito de Lira acompanhou a reitora Valéria Correia, a superintendente Regina Maria e a equipe do Hospital Universitário em uma visita pelos setores, inclusive para conhecer a sala que vai recebem o equipamento. “É um ambiente que precisa ter uma adaptação para cumprir os critério de segurança, já que se trata radiação. Mas temos já todas as condições para receber o acelerador linear e com isso vamos mais que dobrar a capacidade de atendimento”, ressaltou a superintendente.





Fonte: ascom Ufal

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.