OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de abril de 2024

Notícias

18/01/2018 às 09:07

Marx Beltrão trabalhará por portadores de doenças raras

Ministro do Turismo foi recebido hoje pelo presidente da Associação Dr. Hemerson Casado Gama Ministro do Turismo foi recebido hoje pelo presidente da Associação Dr. Hemerson Casado Gama

Patrícia Pacífico

O ministro do Turismo, Marx Beltrão, visitou ontem (17) o presidente da Associação Dr. Hemerson Casado Gama, o cardiologista e ativista Hemerson Casado. Na pauta constaram explicações sobre o quadro de abandono em que vivem as famílias de portadores de doenças raras no Brasil, e grandes projetos envolvendo o tripé diagnóstico, tratamento e pesquisa.

A tecnologia assistiva “Tobii”, que hoje possibilita a comunicação do presidente por meio da escrita e da reprodução sonora, ambas acionadas com o movimento dos olhos, foi apresentada ao ministro. “Estou encantado com a capacidade de comunicação que uma pessoa com doença tão severa possui. É como estar falando normalmente com o Hemerson”, ressaltou Marx Beltrão.

O ministro foi informado que em 2015 o setor jurídico do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) sinalizou a viabilidade de doação de 60 Tobiis através do programa de tecnologia assistiva. “Vou me reunir com o ministro Gilberto Kassab e com seu assessor Jailson Andrade para tratar do assunto o mais breve possível”, afirmou Marx Beltrão.

Na época, Hemerson Casado conseguiu reduzir o valor da tecnologia após negociações internacionais com o fabricante do Tobii e articulou com o governo federal a compra e doação desses equipamentos. “Os pacientes da ELA, doença degenerativa ainda sem cura, continuam esperando, com o tempo que não possuem, pelo equipamento que pode reestabelecer sua comunicação, fundamental para a manutenção da qualidade de vida de todos”, pontuou o presidente.

EMENDAS

Sensibilizado com o número de casos surgindo e impressionado com a capacidade de entendimento de questões que envolvem os pacientes com doenças raras e toda a problemática sociofinanceira que a doença traz, Marx Beltrão se comprometeu ainda a trabalhar pela viabilização emenda que dê condições da associação executar projetos envolvendo os processos de diagnóstico, tratamento e pesquisa.

“Vou apresentar emenda que vise auxiliar o desenvolvimento da associação. É possível conseguirmos recursos para o ano de 2019, pois já conquistamos para outras entidades sem fins lucrativos e sei como ajudar. Vamos trabalhar!”, concluiu se despedindo após uma atualização do cenário político estadual para as próximas eleições.

Contato para informações / entrevista: (82) 98867.7318

Galeria de Fotos

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.