OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 23 de abril de 2024

Notícias

23/01/2018 às 17:08

Médicos participam em Arapiraca de fórum para atualização sobre hanseníase

Médicos participam de fórum para atualização sobre hanseníase Médicos participam de fórum para atualização sobre hanseníase

Médicos da II macrorregião de Saúde participaram, na tarde desta terça-feira (23), no auditório do Centro de Referência Integrada (Cria), em Arapiraca, do Fórum de Debates sobre Hanseníase. O assunto abordado casa com o tema da campanha Janeiro Roxo, que busca combater essa doença infecciosa, antigamente chamada de lepra, que lesiona os nervos periféricos e diminui a sensibilidade da pele.

Apesar dos números ainda não terem sido oficialmente fechados, ao que tudo indica Arapiraca registrou 11 novos casos da doença, em 2017, e nos outros 45 municípios da II macrorregião foram identificados outros 12. A coordenadora de Hanseníase e Tuberculose do município, Salésia Moreira, informou que Arapiraca conseguiu alcançar os dois indicadores da doença, que são a cura, com 91,3% de casos diagnosticados no ano passado (ultrapassando a média), e a avaliação dos contatos examinados, com 83,1%.

Os números são considerados bons e acima da média, mas o objetivo é que com o Fórum promovido pela Diretoria de Educação Permanente da Secretaria Municipal de Saúde, em 2018 sejam identificados, tratados e curados ainda mais casos. Como bem disse o coordenador médico da prefeitura, Celso Marcos da Silva, apesar do avanço na medicina, essa doença milenar continua presente e é por isso que um momento para discutir a doença, inclusive com estudos de casos clínicos, é de extrema importância.

“O tema foi escolhido pelos próprios médicos ainda no ano passado e faz parte da política da secretaria de Saúde, ao qualificar os profissionais para um melhor atendimento na atenção primária”, disse a secretária Aurélia Fernandes. “SUS não é só o remédio, ele [o Sistema] preconiza educação, saúde e serviço, e é dessa forma que o prefeito Rogério Teófilo orienta que a gente faça”, completou.

Informações sobre a doença? Como sintomas, contágio e tratamento? Clique AQUI.

Fonte: Ascom Arapiraca


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.