OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de março de 2024

Notícias

21/02/2018 às 14:56

Núcleo de Apoio à Saúde da Família desenvolve atividades complementares às Unidades de Saúde de Marechal

Com atividades em noves Unidades de Saúde, o Nasf atende às demandas das unidade com atendimentos nas áreas de Nutrição, Psicologia, Assistência Social, Educação Física, Fisioterapia e Fonoaudiologia Com atividades em noves Unidades de Saúde, o Nasf atende às demandas das unidade com atendimentos nas áreas de Nutrição, Psicologia, Assistência Social, Educação Física, Fisioterapia e Fonoaudiologia

Antônio Carlos Souto/Assessoria

Com a nova gestão, a Saúde de Marechal Deodoro está evoluindo cada vez mais, e para isso, é preciso pôr em prática um conjunto de ações quem complementam as atividades nos Programas de Saúde da Família, como as atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família, o NASF.

Criado mediante a Portaria GM nº 154, de 24 de janeiro de 2008, pelo Ministério da Saúde, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) que oferece serviços e especialidades não ofertadas nas unidades de saúde, desenvolvendo atividades e auxiliando ainda mais nas carências de cada comunidade.

Em Marechal Deodoro, o NASF desenvolve seus serviços em nove unidades de Saúde do município: PSF do Denisson Amorim, PSF de Taperaguá, PSF do Barro Vermelho, PSF da Poeira, PSF da Vila Altina, PSF da Estiva, PSF da Tuquanduba, PSF do José Dias e Terra da Esperança.

Ao todo, são ofertados atendimentos nas áreas de Nutrição, Psicologia, Assistência Social, Educação Física, Fisioterapia e Fonoaudiologia. A coordenadora do NASF no município, Priscilla Bernardo, explicou como funciona o atendimento e qual o objetivo do núcleo.

“Existem três tipos de NASF, de acordo com a quantidade de habitantes. Aqui em Marechal a modalidade do NASF é NASF 1. A composição de cada um dos NASF é definida pelos gestores municipais. Cada PSF lança para o NASF as demandas de suas unidades, e com isso o NASF atende aquele local de acordo com as demandas e necessidades”, afirmou.

A integração do NASF junto às unidades de saúde permite a realização de discussões de casos clínicos, possibilita o atendimento compartilhado entre os profissionais, permite a construção conjunta de projetos terapêuticos, de uma forma que amplia e qualifica os serviços em cada comunidade.

Essas ações de saúde independem de setores, com foco prioritário nas ações de prevenção e promoção da saúde.

UNIDADES

Em cada Unidade de Saúde, de acordo com a necessidade dos usuários da comunidade, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) realiza atendimentos, além de visitas domiciliares.

Nas unidades de Taperaguá, Barro Vermelho, Tuquanduba, Denison Amorim, Poeira, Vila Altina e Estiva, José Dias e Terra da Esperança são realizadas atividades físicas e assistência social, além de atendimentos de Fisioterapia, Nutrição e Psicologia, como forma de auxiliar no suprimento das demandas.

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.