OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 28 de março de 2024

Notícias

20/03/2018 às 19:48

Prefeitura reativa Programa Brasil Sorridente em Marechal Deodoro

Pacientes são avaliados nos PSFs e após isso, o dentista irá encaminhá-lo para o CEO, para que assim seja feito a moldagem para a execução da prótese Pacientes são avaliados nos PSFs e após isso, o dentista irá encaminhá-lo para o CEO, para que assim seja feito a moldagem para a execução da prótese

A Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria de Saúde reativou os atendimentos para a execução de próteses, no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Os pacientes fazem todos os processos clínicos nas Unidades de Saúde e são encaminhados para o CEO, onde é realizada a moldagem e execução da prótese.

Após a reativação do Programa Brasil Sorridente, a prefeitura irá arcar com todos os gastos durantes três meses, enviar relatórios para o Governo para que assim, possa receber novamente as verbas. O Programa Brasil Sorridente – Política Nacional de Saúde Bucal – é um programa do Governo Federal que tem mudado a Atenção da Saúde Bucal no Brasil. De modo a garantir ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal da população brasileira, o Brasil Sorridente reúne uma série de ações para ampliação do acesso ao tratamento odontológico gratuito, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o Secretário de Saúde, Aérton Lessa, o programa visa atender a população mais humilde do município, para que assim não precisem gastar com os tratamentos odontológicos e próteses. “Em 2016, o município perdeu a verba do Programa Brasil Sorridente, e foi neste mês reativado. Nos recadastramos no ministério, agora a população volta a ter o acesso, principalmente a população mais humilde, que agora podem contar com o atendimento. Todos os PSFs do município podem encaminhar ao CEO. Estamos retomando o serviço que já tem um bom número atendimentos. Esperamos dobrar no segundo semestre a produção de próteses para beneficiar a população. Foi um pedido do prefeito Cacau que recebia muitas reclamações da população mais humilde e conseguiu agora retomar”, esclareceu.

Segundo o odontólogo Milton Menezes, responsável por todo o processo das próteses, no CEO é feito toda a moldagem da boca para saber onde existe a ausência dos dentes e ser recolocados. “Aqui, nós fazemos somente a moldagem e a execução das próteses, todos os processos clínicos são realizados nos PSFs pelos dentistas das unidades. A partir disso, os pacientes são encaminhados para fazer a prótese, ou outro tratamento que não possa ser feito no PSF. Além da prótese completa nós também fazemos a prótese parcial removível (PPR), que é quando o paciente precisa somente de alguns dentes”, explicou.

A paciente Maria Celina, que antes teve que pagar para fazer a prótese, agora pode contar com o atendimento gratuito no município. “Quando fiz minha primeira prótese tive que pagar. Dessa vez fui no PSF, fiz todos os tratamentos e eles me encaminharam para fazer a prótese aqui. Eu evito de ter gastos e a entrega é rápida”, disse. Os atendimentos de prótese acontecem todas as terças e sextas, a partir de 13h, para ser atendido o paciente precisa estar com o encaminhamento do PSF.

Fonte: Secom Marechal Deodoro


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.