OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 23 de abril de 2024

Notícias

21/03/2018 às 12:00

Tuberculose mata cerca de 1,7 milhão de pessoas no mundo

O relatório global da Tuberculose, publicado em outubro de 2017, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) mostrou que 10,4 milhões de pessoas no mundo adoeceram com tuberculose no ano de 2016, dentre esses casos, cerca de 600 mil apresentaram alguma forma de resistência ao tratamento e 1,7 milhão de pessoas morreram por conta da doença.

No dia mundial de combate à tuberculose, 24 de março, o Conselho Regional de Farmácia de Alagoas faz um alerta à população sobre os perigos da doença e como o farmacêutico pode ajudar nesse tratamento. A farmacêutica Luana Pires explica que tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria conhecida como bacilo de Koch (BK) e que apenas 10% dos indivíduos expostos a esse bacilo desenvolverão sintomas da doença.

“Isso acontece porque o nosso sistema imunológico é capaz de fazer esse controle. Mas é importante lembrar que se as defesas imunológicas apresentarem quedas, o paciente pode ter a proliferação da bactéria e desenvolver a doença”, alertou.

No Brasil, a doença está controlada isso porque já existe Teste Rápido Molecular para Tuberculose (TRM-TB), que detecta a resistência à Rifampicina no momento do diagnóstico e isso ajuda no tratamento do paciente. “Nós somos um dos países com maior número de casos da doença no mundo e ainda bem que atualmente o SUS (Sistema Único de Saúde) tem diversas atividades de controle da doença aqui no Brasil”, comentou.

Luana pontua que o tratamento da doença é longo – aproximadamente seis meses-  e que neste caminho muitos pacientes abandonam o tratamento. “Um dos graves problemas é exatamente esse abandono terapêutico, isso coloca o Brasil no 22° país com maior índice da doença com cerca de 80 mil casos novos e cinco mil óbitos notificados ao ano”, explicou.

A farmacêutica revela que em Alagoas o diagnóstico já é feito com biologia molecular no centro de referência de Tuberculose em Maceió, que funciona no segundo centro de saúde. E qual a vantagem desta técnica? A rapidez em se confirmar a doença. “Enquanto uma cultura demora em média 60 dias para liberar o resultado, na técnica molecular em apenas duas horas nós conseguimos este diagnóstico”, garantiu.

E como identificar os sintomas da doença?

Os principais sintomas da doença são febre, tosse e perda de peso. O paciente pode apresentar também expectoração com sangue, falta de ar e cansaço, dor toráxica, sangue na urina, dor óssea, linfonodos aumentados e suores noturnos.

Grupos de riscos

Segundo a farmacêutica Luana, a tuberculose está associada aos graves problemas sociais, afetando as pessoas que fazem uso de álcool, de cigarro, moradores de rua, pessoas que vivem em aglomerados, como por exemplo, os presidiários estão mais suscetíveis a desenvolver a doença. “Os profissionais de saúde também fazem parte desse grupo, e o risco deles é ainda maior porque existe uma predisposição a desenvolvem infecções por bactérias multirresistentes”, falou.

Ascom CRF/AL com Ministério da Saúde


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.