OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 25 de abril de 2024

Notícias

25/05/2018 às 09:00

Termômetro basal ajuda mulheres que desejam engravidar

Ferramenta auxilia no sonho da maternidade, além de atuar como método contraceptivo. (imagem ilustrativa) Ferramenta auxilia no sonho da maternidade, além de atuar como método contraceptivo. (imagem ilustrativa)

Juliana Rodrigues/Portal Trocando Fraldas

Complicações para engravidar é um problema que preocupa muitos casais, no entanto nem sempre a causa é a infertilidade. É comum casais que tentam engravidar e não conseguem, mesmo com diagnóstico positivo nos testes hormonais e saúde fértil em dia tanto do homem, como da mulher.

Nesses casos é preciso ter paciência, prosseguir cuidando da saúde e claro, tentando, pois sem dúvida uma hora o sonho vai se concretizar. Graças a tecnologia já é possível contar com o termômetro basal, um aparelho que ajuda a conhecer detalhadamente o ciclo da menstruação e os dias férteis contribuindo para muitas mulheres no sucesso da gravidez

Termômetro basal – entenda o período fértil

Essa é uma das ferramentas preferidas das tentantes – mulheres que possuem o sonho de engravidar. O termômetro mede a temperatura basal e vem se aperfeiçoando ao longo do tempo, tornando-se uma indicação de médicos e especialistas em fertilidade.

Logo após acordar ou repouso de 6 a 10 horas o corpo entra em atividade hormonal e possui reações distintas que seguem de acordo com a fase hormonal, ou seja, a temperatura se modifica possibilitando identificar os períodos férteis e inférteis.

Engana-se quem pensa que essa técnica é nova. Medir a temperatura basal é uma prática muito antiga que já era usada em gráficos simples numa folha de papel. Ao longo dos anos o método foi se aperfeiçoando para aplicativos de celular e também os práticos termômetros.

Como funciona o termômetro basal?

Existem duas formas de usar o termômetro, via oral ou vaginal. Antes de escolher a melhor maneira observe como dorme. Se tiver problemas respiratórios, por exemplo, é bem provável que respire pela boca, o que pode dificultar na precisão da temperatura.

Assim que acordar – sem fazer movimentos bruscos – é recomendado a introdução do termômetro no método que achar menos incômodo, na boca ou via vaginal. A higienização é muito importante após o uso, umedeça um algodão em álcool 70% e pode guardar novamente no estojo.

Como o termômetro basal ajuda a mulher a engravidar?

Saber com assertividade qual o período fértil é a principal característica dessa ferramenta. Durante essa fase o corpo recebe picos de estrogênio que varia de 2 pontos a 1 grau. Para aumentar as chances de acerto no período certo da ovulação observe também os sinais do corpo, como incômodo uterino – comum na fase – e consistência do muco.

Conforme a temperatura sobe consequentemente o período da ovulação se aproxima. Quando não existir variações significativas é sinal de que a atividade hormonal foi baixa. É comum a queda da temperatura nos dias que antecedem a menstruação por conta do declínio da progesterona e as menores chances de gestação nessa fase.

É possível encontrar o termômetro basal na internet em sites especialistas em maternidade, como o Trocando Fraldas e outros, como Submarino e até nas Casas Bahia. O aparelho é comprovadamente eficiente entre as usuárias e pode ser usado como auxiliar do método contraceptivo para mulheres que não desejam engravidar. Em caso de dúvidas consulte o seu médico ginecologista.


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.