OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 16 de dezembro de 2018

Saúde

16/04/2018 às 11:10

Governo assina ordem de serviço para construção de UPA no Jacintinho

A previsão é de que a obra seja concluído em 120 dias, a partir do início da execução dos serviçosOlival Santos / Ilustração A previsão é de que a obra seja concluído em 120 dias, a partir do início da execução dos serviçosOlival Santos / Ilustração

Marcel Vital
Agência Alagoas

O governador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, assinam, nesta terça-feira (17), às 10h, o contrato para a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jacintinho. A cerimônia vai ocorrer na Avenida Juca Sampaio, na Ladeira do Óleo, em frente à Lux Outmídia.

A UPA foi inicialmente orçada em R$ 5,9 milhões, mas licitada, para edificação, por R$ 5 milhões. A obra será custeada com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza (Fecoep) e a previsão é de que a obra seja concluído em 120 dias, a partir do início da execução dos serviços.

A unidade irá assegurar atendimento intermediário entre a Atenção Básica e a Média e Alta Complexidade. Também irá ajudar a melhorar o serviço prestado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da capital, juntamente com as outras UPAs existentes nos bairros Trapiche e Benedito Bentes.

De acordo com o gestor da pasta estadual, Christian Teixeira, com a construção da UPA do Jacintinho serão beneficiados, ao todo, 68.060 pessoas que moram nos bairros do 5º Distrito Sanitário de Saúde, a exemplo do Jacintinho, Feitosa, Barro Duro, São Jorge e Serraria. Além dos moradores do I e VIII Distritos, que residem em Jatiúca, Mangabeiras, Ponta Verde, Ipioca, Pescaria, Riacho Doce, Garça Torta, Guaxuma, Jacarecica e Cruz das Almas, respectivamente.

“A melhoria da saúde é uma das medidas que o governador Renan Filho tem colocado em seu cronograma de gestão, ao trazer inúmeros benefícios aos alagoanos, principalmente para a capital, onde a demanda por atendimento é maior. Com a construção da UPA do Jacintinho, teremos uma saúde mais célere, humanizada e qualificada, reduzindo o fluxo de pacientes que hoje precisam recorrer ao HGE [Hospital Geral do Estado]”, garantiu o secretário.

Estrutura – Numa área de 6.167m2, a UPA do Jacintinho será do tipo III e vai ter capacidade para atender até 350 pacientes por dia ou 10.500 por mês. A unidade de saúde será dividida em leitos de observação (15) e de urgência (4), nas áreas de clínica geral, pediatria, ortopedia e odontologia. O equipamento disporá do serviço de classificação de risco, sala de nebulização, consultórios, sala de gesso, laboratório, exames de raios-X e eletrocardiograma.

A UPA do Jacintinho funcionará 24 horas durante os sete dias da semana e, desse modo, poderá resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre altas, fraturas, cortes, derrame e infarto.

Jacintinho – O bairro é um dos mais populosos de Maceió e até a década de 1940 era apenas um sítio com predominância da Mata Atlântica. Em alguns trechos, havia pequenas casas de moradores. O nome é uma alusão ao rico proprietário Jacinto Athayde, descendente de portugueses. 

A partir da década de 1950, várias pessoas, diante da possibilidade de emprego na capital alagoana, foram aparecendo e construindo suas moradias, pontos comerciais, escolas e outros empreendimentos. O crescimento foi dividindo o bairro e, aos poucos, foram surgindo grotas, a exemplo as do Cigano, Aldeia do Índio, Piabas, Seu Arthur e Alto do Boi.

Comentários

Natura
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação)

© 2018 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.