OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de abril de 2024

Notícias

17/04/2018 às 16:37

Pão de Açúcar: Secretaria de Saúde firma parceria com Estado no combate a Leishmaniose

Secretaria de Saúde firma parceria com Estado no combate a Leishmaniose Secretaria de Saúde firma parceria com Estado no combate a Leishmaniose

A Secretaria Municipal de Saúde de Pão de Açúcar, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Estado (Sesau), firmaram um plano operativo no combate a Leishmaniose Visceral. Nesta terça-feira, 17, uma equipe formada por agentes de combate a endemias do município e do Estado, irão inspecionar seis comunidades da zona rural, num trabalho de combate à leishmaniose.

A doença é transmitida pelo mosquito flebotomíneo, característico de ambientes rurais. O inseto tem sido combatido em ações preconizadas pelo Ministério da Saúde para evitar sua proliferação em áreas urbanas e peri-urbanas. Segundo o secretário de Saúde, George Leite, os levantamentos entomológicos já realizados em 2018, com o apoio da Sesau, encontraram, em Pão de Açúcar, espécies de flebótomos. 

“A população, em geral, conhece o inseto pelos nomes de Mosquito Palha, Cangalhinha, Asa Branca e Tatuquira, dentre outros. O animal tem preferência por viver em matas e locais com pouca luz, úmidos e que tenham matéria orgânica, como fezes de animais, folhas em decomposição, lixo acumulado”, disse o secretário.

Ação

As comunidades visitadas pelas equipes coordenadas pela agente Eva Medeiros, irão realizar testes rápidos nos animais. Os resultados saem em 15 minutos. Os animais identificados serão submetidos a outros exames para o diagnóstico da doença. No primeiro momento, as ações serão realizadas no Povoado Rua Nova, Fazenda Estiva, Salgadinho, Bom Conselho, Coité, Lagoa Dantas e Mari.

Fonte: Ascom Pão de Açúcar


Galeria de Fotos

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.