OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 28 de março de 2024

Notícias

20/04/2018 às 08:31

Alunos da rede municipal de ensino de Marechal recebem tratamento bucal gratuito

Projeto é uma iniciativa da dentista da UBS do povoado Pedras e visa garantir que as crianças,do pré 1 até o 4º ano, não desenvolvam problemas bucais, como cáries Projeto é uma iniciativa da dentista da UBS do povoado Pedras e visa garantir que as crianças,do pré 1 até o 4º ano, não desenvolvam problemas bucais, como cáries

Sthefane Ferreira

Assessoria

Dando continuidade ao projeto Sorriso na Escola, que é realizado pela dentista da Unidade Básica de Saúde (UBS) do povoado Pedras, os alunos da Escola Municipal Silvério Jorge, participaram na manhã desta quarta-feira (18), de mais um tratamento dentário. A iniciativa contou com a participação de auxiliares de dentista e estagiários do curso de Odontologia do Centro Universitário Tiradentes (UNIT).

O principal intuito deste projeto é garantir que as crianças, do pré 1 até o 4º ano, não desenvolvam problemas bucais, como cáries. O tratamento é preventivo, e não faz o uso de anestesia. O projeto é idealizado pela dentista Priscyla Rezende, da UBS do povoado Pedras, e é uma parceria do Programa de Saúde na Escola (PSE) com o Centro Universitário Tiradentes (Unit).

Além disso, os alunos só recebem o tratamento após a assinatura de um termo de consentimento autorizado pelos pais ou responsáveis. Antes de todo o tratamento, os estudantes passam por avaliações para ver as necessidades e carências de cada um.

Dessa forma, crianças sem cárie e sem necessidade de intervenção passam somente por escovação supervisionada e aplicação tópica de flúor. Já as crianças com cáries passam pela técnica de restauração atraumática, que é realizada na própria escola. E os alunos que necessitam de intervenções mais invasivas, como extrações, são encaminhadas para a UBS da comunidade.

De acordo com a coordenadora do Programa de Saúde na Escola, Lidiane Andrade, essa iniciativa garante que os alunos sejam beneficiados com tratamento bucal, além de contribuir com a saúde do município.

“Esse é um projeto que teve a iniciativa da própria dentista da Unidade de Saúde, mas em todas as escolas do município, os alunos são atendidos uma vez por mês com tratamentos dentários”, frisou.

Sobre a Saúde Bucal na Escola

As ações de Saúde nas Escolas do município são uma rotina e fazem parte do Programa de Saúde na Escola, que integra as secretarias de Saúde e Educação de Marechal Deodoro. Uma vez por mês, as dentistas das Unidades de Saúde do município vão até as escolas onde realizam, com os alunos, escovação supervisionada, orientação sobre o uso do fio dental, aplicação de flúor, além e palestras educativas sobre os cuidados com a saúde bucal.

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.