OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de março de 2024

Notícias

24/04/2018 às 14:25

Sesau dobra investimentos e hospital de Arapiraca vira referência em cirurgia da face

Pacientes que necessitam de cirurgias da face são vítimas de traumas Pacientes que necessitam de cirurgias da face são vítimas de traumas

Davi Salsa

Com 100% dos recursos financeiros custeados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o Hospital Regional de Arapiraca conseguiu dobrar o número de cirurgias de reconstrução da face. E, graças a este trabalho, conquistou um feito inédito: é a unidade hospitalar que realizou, em 2017, o maior número de cirurgias de face no Brasil, o que coloca Alagoas em patamar de destaque nacional.

De acordo com os dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus), no ano passado foram realizadas 538 cirurgias da face no Hospital Regional de Arapiraca, contra 351 em 2014. Somente nos três primeiros meses deste ano, a unidade hospitalar arapiraquense já realizou 190 procedimentos desta natureza, assegurando dignidade aos usuários do SUS.

Davi Salsa

Um número que superou a meta estabelecida pela Sesau, uma vez que o contrato do Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais (Pro-Hosp) previa a realização de 300 procedimentos. Entretanto, o Datasus aponta que, em 2017, foram realizados 238 a mais, comprovando que investir neste tipo de cirurgia foi uma medida correta, segundo ressaltou o superintendente de Regulação, Controle e Auditoria, Ricardo Lucas Rodrigues.

“A atual gestão da Sesau vem trabalhando para assegurar assistência especializada na área de média e alta complexidades. Os números apresentados pelo Datasus mostram que recuperamos a dignidade e autoestima de muitos alagoanos que, por algum problema, principalmente relacionados a acidentes de trânsito, tiveram que passar por cirurgia na face com um buco-maxilo”, salientou Ricardo Lucas Rodrigues.

Beneficiados

O estudante Emerson Pereira da Silva, 19 anos, passou por uma cirurgia para reconstrução de osso da face. Residente em Arapiraca, ele foi vítima de um assalto à mão armada no último dia 23 de março, quando foi atingido por três disparos na boca, mão e nádegas.

“Estou muito feliz com a recuperação dele. A fase mais difícil já passou, e agradeço, primeiramente a Deus, e, depois, aos médicos, que cuidaram tão bem da saúde do meu filho”, declarou a dona de casa Josefa Feliciano Santos, mãe de Emerson Pereira da Silva.

As cirurgias também beneficiam moradores de outros estados, a exemplo do agricultor Jackson Pereira da Silva, 26 anos, que reside na cidade de Paulo Afonso (BA). Ele foi vítima de um acidente de moto no final do mês de março e sofreu fratura complexa na mandíbula.

Os hospitais da região do entorno de Paulo Afonso não dispunham do serviço de buco-maxilo e Jackson Pereira recebeu acolhimento no Regional de Arapiraca. O camponês aguardou apenas uma semana e, na quarta-feira (18), foi submetido à cirurgia da face com sucesso.

Serviço

Coordenado pelo cirurgião Ricardo Wathson, o Serviço de Cirurgia Buco-Maxilo conta com mais três médicos, três anestesistas e quatro auxiliares. Desde a implantação do serviço, os indicadores positivos crescem a cada ano. Os números divulgados pelo Datasus colocam o hospital na liderança nacional e Alagoas na sétima colocação dentre todos os 27 estados do País.

Desde que foi inaugurado o serviço, já foram realizadas mais de 2.500 cirurgias, com mais 9 mil consultas. Esses números garantiram ao Hospital Regional um número recorde em atendimentos no Estado e até mesmo na Região Nordeste.

O levantamento também mostrou que as cirurgias de face feitas pelo Hospital Regional coloca Arapiraca na 11ª posição entre todas as cidades do país, sendo a segunda entre todas do interior do Brasil. “É com muita alegria que registramos essa importante marca, graças ao trabalho em equipe, o apoio da direção do hospital e o suporte da Sesau”, destaca o cirurgião.

Agência Alagoas

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.