OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de março de 2024

Notícias

19/05/2018 às 11:37

Samu Alagoas orienta sobre uso correto do cinto de segurança

Uso do cinto de segurança é obrigatório e foi instituído pela Lei Nº 9.503/1997 - Carla Cleto Uso do cinto de segurança é obrigatório e foi instituído pela Lei Nº 9.503/1997 - Carla Cleto

 João Victor Barroso

“Desde o bebê recém-nascido até os idosos, o uso do cinto de segurança é indispensável para a proteção de todos os ocupantes de um veículo, que em casos de colisão pode salvar vidas. Mas esse dispositivo deve ser utilizado da maneira correta, com o intuito de evitar graves traumas no momento de um possível acidente automobilístico”. O alerta é da enfermeira do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas, Karla Gonzaga.

O uso do cinto de segurança é obrigatório e foi instituído pela Lei Nº 9.503/1997, que criou o Código Brasileiro de Trânsito (CTB). Em seu artigo 65º, ele determina que, além do motorista, todos os passageiros também devem utilizar o dispositivo. Enfatiza, ainda, que o não cumprimento dessa determinação representa uma penalidade grave, com a perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$195,23.

De acordo com Karla Gonzaga, enfermeira do Samu Maceió, a população ainda precisa entender que, colocar o cinto de segurança não pode ser uma atitude tomada somente para não levar uma multa. Ainda de acordo com ela, é necessário ter a consciência de que, caso seja mal colocado, pode trazer complicações em casos de colisão.

“Muitas pessoas colocam a parte de baixo do cinto no meio da barriga, na região do umbigo. Com isso, caso ocorra uma batida, em razão da intensidade do choque, o cinto pode causar traumas na região abdominal, lesionando vários órgãos internos, como o intestino, por exemplo, e pode acabar gerando uma hemorragia interna, em razão desse posicionamento errado”, explicou a socorrista.

Posicionamento Correto – A enfermeira do Samu ainda fala sobre o posicionamento correto do dispositivo. “O cinto deve ser colocado na cintura, e a parte superior em cima da clavícula, passando por cima do tórax. Caso essa segunda parte esteja na altura do pescoço, os traumas seriam lesões na cervical ou até fratura na clavícula”, salientou.

Segundo dados da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, a utilização do cinto de segurança no banco da frente diminui o risco de morte em 45%, nos passageiros do banco traseiro essa redução pode chegar a 75%. Também é importante colocar os apoios de cabeça bem ajustados, conforme a altura dos ocupantes do veículo.

“O apoio deve estar no nível do meio da cabeça para cima. Caso contrário, em situações de colisão, podem gerar traumas na região cervical, que podem ser causados pelo efeito chicote, que acontece quando há um movimento brusco e repentino da cabeça para trás e para frente”, ressalta.

Gestantes também devem usar – Mesmo as mulheres que estão esperando um bebê devem usar o cinto de segurança. E segundo Karla Gonzaga o dispositivo deve ser utilizado independente do mês de gestação.

“As orientações para a utilização do cinto de segurança por gestantes é semelhante a qualquer outro passageiro, por cima da pelve, posicionando por baixo da barriga, tendo como referência o osso do quadril e o ‘fundo do útero’. Caso essa mulher use de maneira incorreta, durante uma colisão o cinto pode comprometer vários órgãos e a situação mais grave seria o sofrimento fetal, pela compressão uterina”, afirmou a enfermeira.

Essa é a primeira ação tomada por Juliana Canuto, 34 anos, grávida de sete meses da primeira filha, Alice. Ela conta que, quando entra em veículo, não importando se o destino é perto ou longe de casa, se é um passeio pela cidade ou uma viagem mais longa para o interior, coloca imediatamente o cinto de segurança.

“Não sabia que tinha uma maneira correta de utilizar esse equipamento. Nunca questionei isso para nenhum médico, mas, para mim, é algo natural colocar o cinto de segurança. O que eu tenho feito nos últimos tempos, com o decorrer da gravidez, é tentar ficar o mais confortável possível quando estou no carro e, acho que, por instinto, sempre passo o cinto por baixo da barriga e na altura do quadril”, contou a fisioterapeuta.

Transporte de crianças menores de 10 anos – Em 2008, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicou a resolução número 277 para tratar sobre a utilização de dispositivos de retenção para o transporte de crianças menores de 10 anos.

Todas as crianças com idade inferior a 10 anos devem ser transportadas no banco traseiro e, dependendo da idade, deverá ser utilizado um desses equipamentos: bebê conforto (até um ano), cadeirinha (de 1 a 4 anos), assento de elevação (4 a 7 anos e meio) e o cinto de segurança (7 anos e meio até 10).

Atendimentos de trânsito 2018 – Nos primeiros quatro meses do ano, o Samu Alagoas foi acionado para 2.712 acidentes de trânsito, sendo 1.242 ocorrências pela Central de Regulação de Arapiraca e 1.470 pela Central Maceió. Na capital do Estado e na região metropolitana de Maceió, foram 821 acidentes, com o mais recorrente sendo colisão entre carro e moto (345), seguido das quedas de moto (174).





Fonte: agência alagoas

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.