OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de abril de 2024

Notícias

01/06/2018 às 14:29

Marechal Deodoro promove evento sobre Saúde com parceria do Governo do Canadá

Seminário será realizado pelo Itec, Cosems/AL; e Fundação Lemmann com o apoio da Prefeitura de Marechal Deodoro e Fapeal Seminário será realizado pelo Itec, Cosems/AL; e Fundação Lemmann com o apoio da Prefeitura de Marechal Deodoro e Fapeal

Mary Wanderley

Secretários municipais de Saúde; coordenadores da Atenção Primária; acadêmicos de Saúde e Tecnologia do Centro de Ensino Superior de Maceió (Cesmac); e demais profissionais da área participam no próximo dia 6, das 7h30 as 17h40, do Seminário Saúde & Tecnologia: Inovação e Ferramentas Práticas para Ajudar a Vencer os Desafios na Atenção Básica, no auditório do Campus Veterinário do (Cesmac) em Marechal Deodoro. Na ocasião serão debatidos 11 temas focados na Atenção Primária. As inscrições começam nesta quarta-feira (30) pelo sitewww.saudeetecnologia.al.gov.br

“Para nós que fazemos o Cosems/Alagoas trazer novos conhecimentos sobre as tecnologias que mais influenciam a saúde são de grande importância para ajudar todos os secretários a superar os desafios de fazer a saúde chegar mais longe e com o menor custo. Sem perder a eficácia e qualidade”, ressaltou a presidente da entidade, Izabelle Pereira, também gestora da pasta em Teotônio Vilela.

Segundo o secretário de Saúde Marechal, Aerton Lessa, também vice-presidente regional da 1ª Região de Saúde, serão discutidos os desafios da saúde no país e as ferramentas tecnológicas já aplicadas no município.

De acordo com ele, o governo do Canadá, por meio do departamento Grand Challenger-Canadá, está aplicando incentivos em Alagoas com o intuito de trazer soluções de baixo custo para a saúde da população. O seminário será realizado pelo Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec); Conselho de Secretarias Municipal de Saúde de Alagoas (Cosems); Fundação Lemmann com o apoio da Prefeitura de Marechal e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal). LEIA MAIS NO www.cosemsal.org

Um dos pontos altos do encontro se dará com a palestra do CEO da TNH Health, o russo-canadense Michael Kapps, economista de Harvard, finalista do Prêmio Empreendedor Social da Folha de São Paulo, consultor do Vale do Silício nos EUA e profundo conhecedor do sistema de saúde de mais de 30 países. Michael abordará as tecnologias mais usadas na área da saúde com um balanço do tem dado certo.

Lessa destaca que a empresa TNH Health é parceira da Prefeitura de Marechal desde 2017 e responsável pela reestruturação da saúde do município, por meio do uso de tecnologias para benefício da qualidade de vida da população. Na opinião dele, a reestruturação vem se dando pela automação do trabalho de campo da atenção primária, bem como das equipes de saúde nas unidades básicas, sendo possível resolver 80% dos problemas da população com baixo custo e eficiência, assim como a informatização nas unidades hospitalares que estão sendo integradas de forma prática com a atenção primária.

Para o presidente do Itec, Luciano Júnior, a pauta tecnologia hoje é assunto permanente nas reuniões de secretários de Saúde principalmente por causa do Programa de Informatização das UBSs (PIUBS), Lançando pelo governo federal com o intuito de implantar o prontuário eletrônico em todas as unidades de saúde do Brasil da Atenção Primária. “Esse seminário vem para ampliar os conhecimentos sobre o assunto e fazer com que tecnologia deixe de ser um desafio para ser uma ferramenta de produtividade simplesmente”, afirma.


Ascom Cosems

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.