OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 28 de março de 2024

Notícias

01/06/2018 às 17:52

Saúde de Arapiraca prorroga campanha de vacinação contra a gripe até 15 de junho

O Ministério da Saúde prorrogou a campanha de vacinação contra a gripe até o dia 15 de junho. De acordo com o comunicado emitido pelo órgão, a medida foi adotada em decorrência do impacto da paralisação dos caminhoneiros nos atendimentos em serviços de saúde. A campanha estava prevista para encerrar nesta sexta-feira (1º de junho). Em Arapiraca, as Unidades Básicas de Saúde seguem com a imunização para os grupos prioritários.

A meta do ministério é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos elegíveis para a campanha. Até o momento, Arapiraca (82,73%) supera o índice de imunização do Brasil (69,65%) e Alagoas (77,61%). Entretanto, a secretária Municipal de Saúde, Karine Alécio Lima, chama a atenção para a vacinação das crianças. “Nossa maior dificuldade está sendo em relação à imunização das crianças. Apenas 71,28% delas receberam a dose. As famílias precisam ficar atentas ao prazo e a importância da vacina na prevenção do vírus da gripe”, destacou.

Público-alvo

Recebem a dose: pessoas a partir de 60 anos; crianças de seis meses aos menores de cinco anos; trabalhadores de saúde; professores das redes pública e privada; povos indígenas; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional.

Também serão imunizados os portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais. Este público deve apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.

Campanha

Com o slogan “Entre para o time da saúde. Vacine-se contra a gripe e fique protegido”, a 20º Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que teve início no dia 23 de abril, segue até 15 de junho. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe, de acordo com determinação da OMS, o A/H1N1, A/H3N2 e influenza B).

Fonte: Ascom Arapiraca


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.