OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de março de 2024

Notícias

08/06/2018 às 11:00

Paciente em tratamento cardiológico recebe visita da sua cadela no hospital

Hospital do Coração autorizou a visita do animal visando melhor resposta ao tratamento médico Hospital do Coração autorizou a visita do animal visando melhor resposta ao tratamento médico

Internada há quatro dias, idosa de 86 anos recebe a visita pra lá de especial da sua cadelinha Katy, uma visita que trouxe mais alegria para dona Maria Augusta que estava querendo desistir do tratamento médico preocupada com seus filhos, como ela mesmo se refere a cadelinha Katy e o cachorrinho Kiko.

“Durante a visita da equipe Multiprofissional, a Sra. Augusta se mostrava inquieta, triste, ansiosa, querendo muito ir pra casa e não estava colaborando com o seguimento do tratamento, descobrimos que o grande motivo da sua imensa vontade de ir embora era a saudade dos cachorros. Olhando de forma humanizada para essa aflição, a equipe do Hospital do Coração de Alagoas interviu para a possibilidade da cadela Katy vir até o Hospital como uma forma de melhorar o estado emocional da paciente e assim prosseguir com o tratamento”, declara a cardiologista Dra. Patrícia Caldas.

“Uma surpresa, fiquei muito feliz, nunca pensei que poderia receber a visita da minha filha, eu estava muito preocupada, porque ela só dorme quando eu durmo, é minha companhia, eu não tenho filhos, e os meus dois cachorros são tudo pra mim, quando eu viajo levo eles, não consigo ficar muito tempo longe, achei tão boa essa liberação do Hospital, agora a Katy passa o dia comigo”, relata dona Augusta com sorriso largo.

Segundo a psicóloga Vera Amorim, dona Augusta estava ansiosa a espera de Katy, se arrumou e estava cheia de expectativas para o encontro com sua filha de quatro patas. “Após a visita é nítida a melhora de humor da paciente, ela estava em um processo de recolhimento, tristeza e angústia e agora tornou-se mais falante, mais ativa, participativa e com maior interação com equipe e tratamento. A qualidade de vida emocional do paciente está muito relacionada as relações afetivas significativas, sejam essas com pessoas, familiares, animais de estimação, como esse caso, e estamos sempre atentos, com o olhar humanizado para observar, acolher e entender necessidade de cada paciente e intervir da melhor forma”, afirma Vera Amorim.

“Estávamos todos preocupados com o comportamento da minha tia, porque ela não queria continuar o tratamento preocupada e sentindo falta dos cachorros, e o Hospital do Coração está de parabéns pela atitude humana que teve em perceber essa necessidade dela e ajudar de alguma forma, e fiquei surpreso com a atitude, porque não tenho conhecimento de que em outro hospital isso já aconteceu”, declara Sr. José Antônio dos Santos, sobrinho da paciente.

O encontro da Katy com sua dona foi autorizado pela infectologista Dra. Sarah Dominique, médica responsável pelo setor de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital do Coração, seguindo o protocolo de segurança que exige a apresentação do atestado veterinário, higienização prévia do animal e restrição na circulação do animal em alguns ambientes do hospital. “A visita de animais de estimação é uma prática humanizada incentivada pela Organização Mundial da Saúde e, é Lei em alguns estados brasileiros, mas Alagoas ainda não adotou essa prática. A liberação dessa visita foi algo que partiu da visão humanizada da direção do Hospital do Coração, que proporcionou esse momento nunca antes acontecido no Hospital”, afirma Dra. Sarah Dominique.

Fonte: Ascom Hospital do Coração


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.