OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de março de 2024

Notícias

14/06/2018 às 17:39

Secretários da Saúde e técnicos da Sesau e do Cosems discutem nova portaria do Provida

Secretários da Saúde e técnicos da Sesau e do Cosems discutem nova portaria do Provida Secretários da Saúde e técnicos da Sesau e do Cosems discutem nova portaria do Provida

Mary Wanderley

Secretários municipais de Saúde e técnicos do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems) e da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) se reuniram na manhã dessa quarta-feira (13) para dar continuidade à discussão da atualização do Programa de Assistência à Urgência e Emergência do Estado de Alagoas (Provida) sobre pronto atendimento e hospitais de pequeno porte.

Foram discutidas alterações na nova proposta do programa acrescentando critérios conforme o perfil assistencial dos municípios alagoanos. A presidente do Cosems, Izabelle Pereira, também secretária de Saúde de Teotônio Vilella, reafirmou a importância do referido incentivo para o fortalecimento das portas de entrada da Rede de Urgência e Emergência de Alagoas.

De acordo com a proposta que está sendo revisada pela Sesau e Cosems, devem constar entre os critérios para adesão de novos municípios o porte populacional, capacidade instalada, produção assistencial nas urgências e outros. 

As unidades hospitalares e os pronto atendimentos devem compor a Rede Estadual de Assistência a Urgência e Emergência de acordo com o Plano de Ação Regional da Rede de Urgência. No que diz respeito ao item credenciamento, os municípios interessados em aderir à nova portaria devem encaminhar documento descritivo à Sesau no prazo de dez dias - a contar da data de sua publicação no Diário Oficial do Estado - que avaliará e emitirá parecer técnico sugerindo ou não a aprovação. 

Os gestores e representantes do Cosems e da Sesau discutiram dentre os pontos que as unidades hospitalares e os pronto atendimentos – segundo diretrizes do Provida – deverão funcionar 24h por dia, nos sete dias da semana, inclusive feriados, com equipe mínima, garantindo atendimentos e/ou encaminhamentos para os procedimentos diagnósticos terapêuticos necessários à complexidade dos casos no serviço ou nas referências.

Ascom Cosems

Galeria de Fotos

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.