OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de março de 2024

Notícias

14/06/2018 às 18:15

Hemoal celebra Dia Mundial do Doador de Sangue com panfletagem em Maceió

Panfleto explica critérios para a doação de sangue Panfleto explica critérios para a doação de sangue

Josenildo Törres

No Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado nesta quinta-feira (14), o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) promoveu uma ação de conscientização no Calçadão do Comércio de Maceió. Além de esclarecer mitos sobre o gesto que pode salvar até quatro vidas, técnicos do Núcleo de Doadores Voluntários de Sangue divulgaram a Campanha ‘Torcer está no Sangue’.

Por meio da campanha, o Hemoal espera estabilizar o estoque de sangue para atender a demanda de transfusões durante o mês de junho e julho. Isso porque, neste período, além das férias do meio do ano, irão ocorrer os feriados dos festejos juninos e haverá também as festas comemorativas em razão da Copa de Futebol na Rússia, iniciada nesta quinta-feira (14).

“Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre os pré-requisitos para doar sangue. Neste dia, decidimos promover esta ação no Centro de Maceió, onde esclarecemos todos os questionamentos, uma vez que existem portarias estabelecidas pelo Ministério da Saúde, que apresentam regras para assegurar o bem-estar de quem irá doar e, principalmente, dos pacientes que irão receber a transfusão”, justificou Maria da Graças Padilha, assistente social do Hemoal.

Dúvidas

E, entre as pessoas abordadas durante a ação, estava a recepcionista Gabriela Marques, 24 anos. De acordo com ela, sempre teve vontade de doar, mas nunca tomou a iniciativa. Após os esclarecimentos recebidos pela equipe do Núcleo de Doadores Voluntários de Sangue do Hemoal, ela prometeu refletir sobre o gesto voluntário.

“Sempre tive vontade de doar, mas admito que tenho protelado essa decisão. Realmente, eu sempre vejo apelos por doação. Vou tomar atitude e comparecer ao Hemoal para praticar este gesto de solidariedade. Realmente, se estamos saudáveis, não há desculpas para deixar de fazer esta boa ação”, salientou Gabriela Marques.

Dia Mundial

O Dia Mundial do Doador de Sangue foi instituído em 14 de junho de 1868, em homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner. Ele foi um médico austríaco que descobriu o fator Rh e várias diferenças entre os diversos tipos sanguíneos.

Além de ter idade entre 16 e 69 anos, para doar sangue é necessário pesar, no mínimo, 50 kg e portar um documento de identificação com foto. No caso dos menores de 18 anos é indispensável estar acompanhado dos pais.

O Ministério da Saúde estabelece, ainda, que o voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. É indispensável que o candidato à doação de sangue compareça bem alimentado. No caso das gestantes e lactantes não é permitida a doação. E para repetir o procedimento é estipulado um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres.

Ascom Sesau

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.