OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 18 de abril de 2024

Notícias

16/07/2018 às 15:34

Sarampo: Prefeitura de Marechal Deodoro inicia vacinação em trabalhadores do setor turístico

Equipes volantes irão em hotéis, pousadas, restaurantes e pontos turísticos do município com o objetivo de imunizar em torno de duas mil pessoas em todo o município Equipes volantes irão em hotéis, pousadas, restaurantes e pontos turísticos do município com o objetivo de imunizar em torno de duas mil pessoas em todo o município

Izabelle Targino/Assessoria

A Secretaria de Saúde de Marechal Deodoro iniciou, nesta segunda-feira (16), a vacinação dos trabalhadores que atuam no setor turístico em Marechal Deodoro contra o sarampo. Até o dia 03 de agosto, equipes volantes irão percorrer todo o município para vacinar funcionários de restaurantes, bares, pousadas, hotéis, museus, supermercados, além das cocadeiras, barqueiros e artesãos. Durante este período, as Unidades de Saúde também ficarão de prontidão, dando todo o suporte necessário.

De acordo com a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) de Marechal Deodoro, Alda Rodrigues, a estimativa da Secretaria é vacinar em torno de 2 mil pessoas em todo o município. “Nós somos um dos municípios definidos pela Secretaria de Estado da Saúde e do Turismo, devido ao grande fluxo de turistas e Marechal Deodoro. Isso aconteceu devido aos novos casos de sarampo que aconteceram no Brasil, uma doença que estava erradicada no país. Então, pelo fato de recebermos pessoas de todos os lugares do país e também do exterior, esta campanha é voltada para quem trabalha em todas as áreas que lida diretamente com turistas. Vamos com as equipes em todos os locais para garantir que todos sejam vacinados”, explicou.

A vacina é tríplice viral, que além de proteger contra o sarampo, ainda protege contra a caxumba e a rubéola. A vacina é contra indicada para gestantes e pessoas alérgicas a ovos. Na manhã desta segunda-feira (16), o trabalho foi iniciado pelo Centro Histórico, percorrendo museus, igrejas, Casa de Marechal Deodoro, entre outros estabelecimentos que recebem turistas. Até o final da campanha, as equipes irão à Praia do Francês, Massagueira, Barra Nova e Ilha de Santa Rita.

A coordenadora do PNI, Alda Rodrigues, explicou ainda que esta campanha não anula a campanha anual de vacinação com o público obrigatório, que são de crianças de 1 a 5 anos de idade. Esta campanha será realizada em seguida, iniciando no dia 06 de agosto.

Sobre o Sarampo

O sarampo é uma doença causada por um vírus e pode levar a morte se não tratada. A transmissão ocorre pelo ar, através da tosse, espirro, fala ou respiração. A única forma de prevenção é a vacina.

Os principais sintomas iniciais do sarampo são a tosse persistente, conjuntivite e coriza. Após estes sintomas, geralmente há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias. Além disso, pode causar infecção nos ouvidos, pneumonia, diarreia, convulsões e lesões no sistema nervoso.

Desta forma, a Secretaria de Saúde alerta para que se houver casos de turistas com alguns desses sintomas, informar na recepção do hotel ou pousada para que os responsáveis pelo local possam informar ao Samu, que vai conduzir a pessoa até o local para o atendimento adequado.


Galeria de Fotos

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.