OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 25 de abril de 2024

Notícias

18/07/2018 às 18:55

Cosems promove Oficina de Apresentação das Experiências Exitosas que vão à Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Representantes dos seis municípios vencedores que irão expor trabalhos no Congresso Nacional fizeram um ensaio das apresentações para a equipe técnica do Conselho Representantes dos seis municípios vencedores que irão expor trabalhos no Congresso Nacional fizeram um ensaio das apresentações para a equipe técnica do Conselho

Mary Wanderley

A equipe técnica do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems) realizou nesta quarta-feira (18) a Oficina de Apresentação das Experiências Exitosas da 15ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS que serão expostas no XXXIV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde em Belém do Pará no dia 25 das 8h30 às 17h30. Todas as experiências – exceto do Distrito Federal – passarão pelo crivo de 52 avaliadores externos que escolherão e premiarão com R$ 10 mil a melhor experiência por Região do país, com indicação para o documentário projeto Webdoc do Conasems.

Pelo menos 105 trabalhos de municípios alagoanos foram encaminhados para avaliação da comissão científica avaliadora – CCA do Cosems que selecionou 30, dentre eles os seis primeiros colocados são dos municípios de Jundiá (1º lugar), Arapiraca (com 2º e 3º); Maceió (4º); Teotônio Vilela (5º) e Girau do Ponciano(6º lugar). A secretária executiva do Cosems/AL, Sylvana Medeiros, destacou a responsabilidade da equipe técnica da entidade no processo seletivo e acrescentou que o objetivo maior dos municípios selecionados deve ser representar o Estado da melhor forma possível no Congresso Nacional de Secretarias de Saúde.

“A Diretoria parabeniza todos os municípios pelo nível dos trabalhos apresentados. A seleção mostrou a diversidade das ações realizadas pelo SUS que apesar de complexo é viável pelo envolvimento dos profissionais que com responsabilidade fazem-no acontecer”, reforçou Sylvana Medeiros. O apoiador técnico Joelson Lisboa, que coordenou a oficina, salientou que o objetivo é alinhar tecnicamente as apresentações que os municípios farão no evento com as experiências positivas dos seus municípios.

O trabalho de Jundiá será apresentado na Mostra Brasil pelo gestor da pasta, Rodrigo Buarque – também vice-presidente do Cosems/AL – com o tema “O Bebê em Primeiro Lugar: A Reorganização da Assistência Materno-Infantil no Município de Jundiá a partir da Vinculação da Gestante às Maternidades de Referências Localizadas no Estado de Alagoas”.

Os dois de Arapiraca são “Implantação do Ambulatório de Seguimento do Recém-Nascido de Alto Risco: Um Projeto de Fortalecimento da Rede (Lousanny Rocha); e Empresas Promotoras de Saúde: Estratégia para Melhoria da Qualidade de Vida do Trabalhador” (Ijoancira Rosa de Moura). O trabalho de Maceió “Consultório de Rua e a Potência do Cuidado no Território: Produção de Afetos e Encontros” foi apresentado por Jorgina Sales Jorge.

Já o de Teotônio Vilela com o título “Atenção à Saúde Materno-infantil: Um Relato de Implantação de Ambulatório de Atenção ao Risco Gestacional, Puerperal, e Infantil no município de Teotônio Vilela” foi exposto por Larissa Mota. Já Girau do Ponciano foi selecionado com o “Ultrapassando Barreiras: O Acesso à Saúde no Sistema Prisional” e apresentado por Luiz Filiphe Barros. A apoiadora técnica Ana Porto pontuou que o momento é de empoderar os autores para apresentarem as experiências de forma objetiva, clara e completa sem extrapolar o tempo limite do edital da Mostra, para evitar perdas de pontos por parte da banca examinadora.

Ascom Cosems


Galeria de Fotos

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.