OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 18 de abril de 2024

Notícias

06/08/2018 às 19:15

Cosems defende ampliação de bancos de leite para salvar mais vidas em Alagoas

Mary Wanderley

A representante da Diretoria Executiva do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems) e gestora da pasta de Palmeira dos Índios Katia Born participou nesta segunda-feira (6) da Abertura Estadual da Semana Mundial de Aleitamento Materno: Amamentação é a Base da Vida. O evento - coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) -  aconteceu no Mega Auditório Dr. Djalma Breda da Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) no Trapiche da Barra.

O evento tem como propósito desenvolver ações em comemoração ao Agosto Dourado e estratégias de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno em Alagoas. Katia Born contou a evolução da prática da amamentação na saúde pública a partir dos anos 90 que até então não era desenvolvida nos municípios alagoanos e o Estado, segundo ela, não tinha fôlego junto aos 102 municípios.

“Foi montada a equipe de cuidado à criança e à amamentação a partir de 1993. Não é fácil manter a Santa Mônica e por ser de alto risco, quando fecha o Hospital Universitário é grande a corrida para a Santa Mônica. A Sesau precisa aprender com os 102 municípios e ajudar mais aos secretários de saúde de Alagoas”, reforçou Katia, acrescentando a necessidade de ampliação de mais  bancos de leite no Estado para salvar mais vidas, a exemplo do Hospital dos Usineiros que de acordo com ela precisa de um.

Pelo menos seis milhões de vidas de crianças são salvas anualmente por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva  segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Unicef. Dentre as pautas discutidas no evento estão Amamentação como base da vida: uma abordagem interdisciplinar; a palestra sobre Proteger a amamentação sem conflitos de interesse: Papel Social da Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (NBCAL); além de experiências exitosas de estratégias promotoras da amamentação no estado de Alagoas.

Ascom Cosems


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.