OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 23 de abril de 2024

Notícias

06/08/2018 às 20:33

Com palestras de conscientização, Semana Mundial de Aleitamento Materno é aberta em Arapiraca

“Amamentação é a Base da Vida”. Este é o tema da nova campanha de aleitamento, lançada nesta segunda-feira (06), em alusão à Semana Mundial da Amamentação, que reforça a importância do leite materno para o desenvolvimento das crianças. O evento é promovido Secretaria Municipal de Saúde e o lançamento ocorreu no auditório do Centro de Referência Integrada (Cria), em Arapiraca.

A ideia da campanha é compartilhar informações sobre a importância do leite materno, o alimento que promove na criança a boa nutrição dos aspectos afetivos, psíquicos e imunológicos, além de sensibilizar e incentivar as mães.

Amamentar é doar o leite, que é gratuito, e o amor, que ajudam a salvar a vida das crianças. Todos os estudos comprovam que a amamentação evita a mortalidade infantil, porque fortalece a criança e funciona como uma vacina após o nascimento. Além disso, contribui para a redução da incidência da mortalidade e morbidade infantil, evita a diarreia, a infecção respiratória, diminui os riscos de alergias, de hipertensão, o colesterol alto e o diabetes, entre outros benefícios.

“A amamentação é muito importante, pois pode salvar vidas, além da prevenção a mãe e ao bebê. Acho que essa programação é prioridade para o município. Estão todos de parabéns”, destaca Glifson Magalhães dos Santos, secretário Municipal da Saúde.

A programação contou com palestras da assessora técnica do Criança Feliz, professora e especialista no Desenvolvimento na Primeira Infância (DPI), Gineide Castro, e da Epoliana Garrote Canuto, coordenadora do Banco de Leite Humano (BLH) de Arapiraca. Ambas destacaram a importância do aleitamento materno, de doar leite e as vantagens para a primeira infância.

Homenagem

Em 2018, o Banco de Leite Humano Ivete França Lima recebeu o certificado “Excelência em Bancos de Leite Humano” na categoria “A”, conferido pela Fundação Osvaldo Cruz (FioCruz) e a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (RBLH), pelo desempenho no ano interior.

Ivete França Lima foi uma das colaboradoras para o sucesso do banco e faleceu no dia 02 de agosto deste ano. A enfermeira e sobrinha de Ivete, Daniela Vieira França, recebeu durante a solenidade uma homenagem para a tia com flores e um certificado de reconhecimento.

Emocionada, a vereadora e assistente social, Aurélia Fernandes, falou dos desafios enfrentados e do sucesso do banco de leite. “Fico feliz ao ver o sucesso do Banco de Leite Humano e emocionada ao mesmo tempo por ter participado desde o início, juntamente com a Ivete, que foi uma mulher que sempre se doou para fazer o melhor ao próximo. Cuidar da primeira infância é prioridade e todos estão de parabéns”, declara Aurélia Fernandes.

O BLH fica localizado na Rua Padre Cícero, S/N, Centro, ao lado do 5º Centro de Saúde e funciona das 8h às 17 horas. Ele é responsável por coletar leite humano, pasteurizar e disponibilizar o produto para os bebês prematuros internos das unidades de terapia intensiva das maternidades de Arapiraca. Qualquer dúvida, entrar em contato através do número (82) 9.8109-9119.

Fonte: Ascom Arapiraca


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.