OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de abril de 2024

Notícias

07/08/2018 às 17:05

Vacinação: Prefeitura de Marechal Deodoro inicia Campanha Contra Sarampo e Poliomielite

Com público alvo para crianças de 1 a 5 anos, a campanha segue até o dia 31 deste mês. O dia D da campanha acontece dia 18 de agosto Com público alvo para crianças de 1 a 5 anos, a campanha segue até o dia 31 deste mês. O dia D da campanha acontece dia 18 de agosto

Sthefane Ferreira (estagiária) 

A Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria de Saúde deu início, nessa segunda-feira (06), à Campanha de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite. Desta vez, a vacinação será voltada somente para crianças de 1 a 5 anos.

Os interessados devem procurar as Unidades de Saúde do município até o dia 31 deste mês, para a vacinação, levando o cartão de vacinas. A vacina do Sarampo é tríplice viral que protege ainda contra a rubéola e a caxumba.

O principal objetivo da campanha é vacinar quem nunca tomou a vacina, completar todo o esquema de vacinação de quem não tomou todas as doses e dar uma dose de reforço para quem já se vacinou completamente, ou seja, tomou todas as doses necessárias à proteção. Para conferir, é necessário que os pais levem o cartão de vacinação.

Para a poliomielite, as crianças que não tomaram nenhuma dose durante a vida, receberão a Vacina Inativada Poliomielite. Já os que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a Vacina Oral Poliomielite, a famosa gotinha.

Sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do quadro, particularmente em crianças desnutridas e menores de 1 ano.

Poliomielite

Causada por um vírus que vive no intestino, a poliomielite geralmente atinge crianças com menos de 4 anos de idade, mas também pode contaminar adultos.

A maior parte das infecções apresenta poucos sintomas, e há semelhanças com infecções respiratórias, como febre e dor de garganta e gastrointestinais como náusea, vômito e prisão de ventre.

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.