OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 24 de abril de 2024

Notícias

14/08/2018 às 16:55

Marechal Deodoro ultrapassa meta de resultados na V Campanha Nacional de Hanseníase e Verminoses

De abril a julho, 6.018 alunos foram avaliados para saber se tinham sintomas de  Hanseníase. Já contra as Verminoses, receberam o medicamento, 6.383 estudantes da faixa etária de 5 a 14 anos De abril a julho, 6.018 alunos foram avaliados para saber se tinham sintomas de Hanseníase. Já contra as Verminoses, receberam o medicamento, 6.383 estudantes da faixa etária de 5 a 14 anos

Sthefane Ferreira (estagiária)

Assessoria

Garantir que alunos da rede pública de ensino seja diagnosticados precocemente e tenham tratamento adequado. Foi com esses objetivos que o município de Marechal Deodoro atingiu a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde na V Campanha Nacional de Hanseníase e Verminoses.

A campanha aconteceu entre o mês de abril e julho deste ano. De 7.003 alunos da faixa etária de 5 a 14 anos, 6.018 estudantes foram avaliados contra a Hanseníase, ou seja, 85,93% da meta estabelecida. Já no caso das Verminoses, dos 7.003 alunos matriculados na rede municipal de ensino, 6.383 foram tratados contra as verminoses, totalizando em 91,15% dos estudantes.

No caso da Hanseníase, os estudantes participaram de uma avaliação feita através da ficha de autoimagem que contempla sinais e sintomas sugestivos da doença. Os alunos levaram a ficha para casa e foi necessário que os pais ou responsáveis marcassem os pontos de manchas no corpo das crianças. Caso fosse identificado alguma mancha sintomática da doença, o aluno era encaminhado para o atendimento médico e, em seguida, tratamento, com a confirmação da doença.

Para as Verminoses, os alunos levaram para casa o Termo de Consentimento para ter a autorização de receber o medicamento. Com o termo assinado, as equipes de enfermagem das Unidades de Saúde de referência das escolas iniciaram o tratamento das verminoses nos alunos. Os estudantes que foram autorizados pelos pais, tomaram uma dose única de Albendazol de 400 mg.

O medicamento age contra as verminoses – doenças provocadas por parasitas como lombrigas e que podem causar problemas como anemia, perda de peso, dores abdominais, sangramento intestinal e diarreias frequentes. Além disso, a substância não é tóxica e é utilizada há anos no Brasil e em outros países.

A V Campanha Nacional de Hanseníase e Verminoses foi realizada em 17 escolas municipais, em seis Núcleos de Educação Infantil (NEIs) e duas escolas da rede estadual de ensino.

De acordo com a Coordenadora do Programa de Saúde na Escola (PSE) da Secretaria de Saúde, Isabelle Araújo, esse resultado é fruto do desempenho realizado na parceria entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Saúde.

“Essa campanha durou quatro meses, com as equipes em campo medicando e avaliando os alunos da rede municipal de ensino. A meta preconizada era de pelo menos 90% para as Verminoses e 75% para a Hanseníase, mas nós ultrapassamos essa meta. Conseguimos 85,93% para a Hanseníase e 91,15% nas Verminoses”, disse.

A V Campanha Nacional de Hanseníase e Verminoses envolveu profissionais da educação, equipes Estratégia de Saúde da Famílias, das Unidades Básicas de Saúde e da Vigilância Epidemiológica do município.

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.