OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 16 de abril de 2024

Notícias

20/08/2018 às 23:54

Agentes de Saúde ultrapassam meta de visitas e cadastro dos deodorenses

Por meio da ferramenta E-SUS+ e o uso de tablets, os agentes de saúde vem realizando em média 40 visitas por semana nas residências de Marechal Por meio da ferramenta E-SUS+ e o uso de tablets, os agentes de saúde vem realizando em média 40 visitas por semana nas residências de Marechal

Sthefane Ferreira (estagiária) 

Ascom

O município de Marechal Deodoro aumentou o número de visitas realizadas pelos agentes comunitários de saúde às residências. Até metade deste ano, o número de visitas foi de 268.352, facilitando o trabalho de identificação de deodorenses com algum tipo de doença e o encaminhamento para as Unidades de Saúde.

A meta do Ministério da Saúde para o município é de 228.480 visitas dos agentes por ano, e em 2016, essa meta não chegou em 50%. Isso afetou diretamente a saúde dos deodorenses. Com a nova gestão, foram implantadas novas ferramentas para mudar a situação da saúde do município.

No ano de 2017, os resultados já foram positivos, visto que, os agentes comunitários de saúde deixaram de usar o papel para inserir os dados, e passaram a colocar toda a coleta em tablets doados pela Prefeitura de Marechal Deodoro para os agentes. Nos dispositivos, os agentes de saúde usam o sistema E-SUS+ que capta todas as informações necessárias das visitas executadas. Além disso, os enfermeiros das Unidades de Saúde também têm acesso aos dados e ao quantitativo de visitas realizadas pelo agente, podendo identificar com mais agilidade usuários com algum tipo de doença.

Com a nova ferramenta, o agente de saúde precisa alcançar a meta mínima de 40 visitas por semana, com isso o aumento do número de consultas de especialistas, clínicos gerais e exames realizados no município aumentaram. Além disso com o E-SUS+ houve um aumento geral nos indicadores, a exemplo da redução da mortalidade infantil e mulheres diagnósticas precocemente com câncer de mama e no colo de útero.

Com as visitas frequentes o número de exames de citologias, de laboratório e consultas de especialistas como pediatras, ginecologistas e outras especialidades, além do atendimento dos clínicos gerais no PSFs aumentaram.

De acordo com o secretário de Saúde de Marechal Deodoro, Aérton Lessa, os resultados são frutos da valorização e condições de trabalho que a Prefeitura vem dando para os agentes comunitários de saúde.

“Toda essa melhoria faz parte de um trabalho sério e voltado somente no bem estar da população. Isso representa a vontade do prefeito Cacau em destinar saúde para os deodorenses e por isso tem buscado melhores ferramentas de nível nacional para conseguir resultados positivos. Além disso, o pagamento do PMAQ rigorosamente em dia e as premiações por equipe tem sido um dos estímulos aos agentes”, contou o secretário.

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.