OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 18 de abril de 2024

Notícias

02/10/2018 às 17:57

Prefeitura de Palmeira lança nova edição do Programa Saúde na Escola

Lucianna Araújo/Assessoria

A Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio do Programa de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), lançou nesta terça-feira (2), mais uma edição do Programa Saúde da Escola (PSE), em parceria com o Governo Federal. Além das metas a serem cumpridas, o PSE tem outras atribuições, além da saúde dos dentes das crianças. O prefeito Júlio Cezar aliou ao Programa outras ações que vão desde os cuidados médicos dos estudantes a serviços nutricionais, com envolvimento de dentistas, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas e dentistas. As atividades do PSE aconteceram na Escola Municipal Jane Sampaio, em Palmeira de Fora.

O Coordenador da Saúde Bucal Marcos André Monteiro lembrou que a iniciativa do prefeito Júlio Cezar, em incrementar os serviços do PSE com várias ações na área de Saúde, e o apoio da secretária  municipal de Saúde Kátia Born incentivam a busca ativa de crianças que possuem dificuldades no aprendizado e que, muitas vezes, estão relacionados com a saúde bucal e outros problemas. "Às vezes as crianças têm problemas de visão, audição, dificuldade no aprendizado e problemas dentários que os pais nao percebem e nem o próprio aluno. A visão otimista do prefeito Júlio Cezar em incrementar as ações do PSE com outros serviços de saúde são fundamentais para o bom desenvolvimento das crianças na sala de aula. Estamos muito felizes com isso. Agradeço o empenho da dentista Renata, coordenadora do PSE Palmeira, e toda equipe que está trabalhando seriamente neste Programa", disse o odontólogo.

Iniciativa com a Educação e Saúde

A secretária municipal de Educação Alcineide Nascimento disse que ninguém pode fazer um bom trabalho sozinho, sem a ajuda de outros profissionais e setores. "O trabalho precisa ser feito de forma intersetorial. Desejo sucesso nesta ação, pois sabemos que as crianças se alimentam e ficam resíduos que precisam ser retirados com a escovação. É preciso incentivar a escovação dos dentes três vezes ao dia. Peço às mães que fiscalizem, para não criar cáries, pois só quem passa uma noite sem dormir com um filho com o dente doendo sabe como é difícil. É preciso cuidar disso, explicou a secretária, respaldada pela secretaria de Saúde Kátia Born, que destacou que a parceria e a união fazem a força. "Vocês não sabem o quanto esse programa é importante para a saúde da criança. Peço aos coordenadores e diretores que observem os alunos, pois o Programa tem que dar conta dos 11 mil alunos do município, para que cuidem dos seus dentes. Juntos, podemos fazer este trabalho funcionar corretamente", completou a secretária.

O prefeito Júlio Cezar destacou que o PSE também vai identificar outros problemas, além da saúde bucal, como a visão e audição dos estudantes. "Temos 11mil crianças que entram na escola pela manhã e à tarde e não sabemos o que elas têm, qual o medicamento que precisam e nem o que sentem. Em breve, muitas chegarão em casa de aparelho ortodôntico, de audição ou usando óculos, se identificado que eles precisam disso. O nosso objetivo é cuidar da nossas crianças para que elas tenham um grande futuro e uma melhor qualidade de vida. E o PSE dá um passo a frente na busca da qualidade da saúde das crianças e um melhor rendimento escolar", finalizou o prefeito.

Galeria de Fotos

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.